quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Juvenis arrancam vitória "na raça"!!!

Depois das derrotas consecutivas nas 2 últimas jornadas, frente a equipas a quem tinham imposto um 3-0 na primeira volta, as juvenis do CDAV viram-se na obrigação de vencer as duas restantes partidas pela margem máxima, para poderem manter aspirações aos 2 primeiros lugares que dão o apuramento para a 2ª fase do Campeonato Nacional.

O primeiro destes 2 encontros "vitais" era, precisamente, com a única equipa que nos havia derrotado na 1ª volta (Colégio Sagrado Coração de Maria) e, por isso, a preparação técnico-táctica e psicológica era determinante, uma vez que um resultado diferente daquele que nos desse 3 pontos poderia provavelmente afastar-nos de forma irremediável da próxima fase... E sob este ambiente começou a partida, com as nossas atletas a entrar determinadas a alcançar os seus objectivos e a colocar o resultado num confortável 19-9. Então, mais uma vez, inexplicavelmente voltaram a cair nos mesmos erros cometidos há 15 dias atrás e permitiram às suas adversárias o regresso à disputa do set, "encostando" a 19-17!!! Felizmente as nossas meninas voltaram a "acordar" e só assim foi possível vencer o primeiro parcial, embora com muito mais sobressalto do que aquele que era necessário, terminando o set a 27-25.

A partir daqui, as dificuldades foram sempre imensas, uma vez que o jogo equilibrou e, cada ponto, cada vantagem era sempre conquistada com muito esforço, esgotando as atletas  e com a nossa distribuidora (Jéssica Loureiro) a realizar um esforço notável para ultrapassar as dificuldades extras, criadas pela sua lesão no joelho (que já a haviam obrigado a abandonar a partida em Coimbra). Entretanto fomos levando a água ao nosso moinho e vencemos o 2º set por 25-21.

O 3º set não foi diferente do anterior mas, desta vez, a nossa equipa vacilou na parte terminal do set, acusando o cansaço, as lesões e o stress da obrigação de vencer pela margem máxima. Assim, na eminência de perder o set, aos 22-24, no último "tempo morto", foi feito um último apelo emocional à capacidade guerreira das atletas e sua ambição, para acreditarem que haveriamos de vencer aquele jogo por 3-0, apesar de tudo indicar o contrário. Ao que parece, a mensagem foi bem recebida e aquilo que se viu naquele mesmo pavilhão onde 2 semanas antes esta mesma equipa entregara a vitória às suas adversárias, sem chama e sem luta, foi totalmente diferente!... Assistimos a uma exibição de luxo e ao comprovar de uma realidade:

Esta equipa quer estar presente na 2ª Fase do Nacional!!! 

E para isso, está disposta a "deixar a pele em campo" para atingir os seus objectivos e, inclusivé, virar um resultado desfavorável de 22-24 e transformá-lo numa fantástica vitória por 26-24 e 3-0 no final do jogo... 

MISSÃO CUMPRIDA, UFFF!!!

Agora segue-se a última "final", a disputar em Cernache (Coimbra), frente ao Colégio da Imaculada Conceição, onde será necessário o máximo de concentração e espírito batalhador que nos coloque na melhor posição possível para aproveitar os deslizes que as nossas adversárias possam sofrer... Até lá, algum repouso para "sarar as feridas" e de estaremos regresso à liça em Janeiro, agora também em 2 frentes, com o arranque do Desporto Escolar.

Juniores garantem apuramento

No passado FDS as nossas Juniores receberam o Lousã VC em casa emprestada (Alhandra), devido à ocupação do pavilhão da ES Gago Coutinho com outra actividade do Desporto Escolar. O jogo não teve grandes motivos de interesse a nível de espectáculo desportivo, dado o considerável diferencial técnico entre as formações. A nossa equipa, sem deslumbrar (longe disso), controlou sempre a partida e venceu o jogo com naturalidade, pela margem máxima (25-16; 25-19; 25-13), garantindo o já esperado 1º lugar na série e consequente apuramento para a 2ª fase. Resta agora cumprir calendário na deslocação a Pombal, para a última jornada, depois da quadra natalícia.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Juniores e Juvenis em Coimbra

Muito complicada foi ontem a deslocação a Coimbra, para defrontar a Académica em ambos os escalões de Juvenis e Juniores Femininos.

A condizer com o tempo de chuva e frio, a recepção que tivemos foi tudo menos calorosa, com os adeptos (pais) das equipas da casa (não todos, refira-se!) a apresentarem uma atitude pouco amistosa, e extremamente cáustica para com a arbitragem (não compareceu qualquer árbitro oficial, como já vem sendo habitual nesta época), pressionando de forma anti-ética e constantemente, com o objectivo de condicionar psicologicamente a arbitragem para conseguir o favorecimento da sua equipa em todas as situações, quer de dúvida, quer mesmo quando as situações eram evidentes.

Assim se foi criando um ambiente de hostilidade, até mesmo para com os pais das nossas atletas, quando estes opinavam acerca das decisões da arbitragem, claramente influenciada por alguns indivíduos na bancada. Chegou mesmo ao ponto de uma mãe de uma atleta Alverquense ser ameaçada de queda da bancada, quando se deslocava para sair para o exterior, ao passar em frente a tal gente. Presumimos que a edilidade nada tenha que ver com os comportamentos de tais pessoas, mas, de facto, a imagem que nos deixaram não foi nada positiva e é pena que tal suceda neste desporto e nestes escalões, que nada têm que ver com outras situações a que, infelizmente, vamos assistindo por este país.

Sob este clima glaciar, a nossa equipa júnior começou mal o jogo, muito desconcentrada, o que lhes valeu uma derrota no 1º parcial (23-25). No 2º set, embora ainda não no seu melhor, já foi possível assistir a algum crescimento a nível técnico-táctico e a vitória veio equilibrar a contenda (25-22). O 3º set trouxe a reacção da equipa da casa que se apresentou forte tanto defensiva como ofensivamente e, assim, logrou colocar-se em vantagem mais uma vez (21-25). No 4º parcial, a perder por 2-1, a nossa equipa teve de "arregaçar as mangas", melhorando a sua prestação ofensiva e acelerando mais o jogo pelo meio da rede e subindo também na acção de bloco. Desta forma, as nossas meninas venceram (25-19) e levaram o jogo para a "negra", entrando com a atitude conquistada no set anterior e que lhes valeu a vitória set (15-12) e no jogo, levando consigo 2 pontos que as coloca em posição privilegiada para, na próxima jornada, garantirem o apuramento para a 2ª Fase.

Em seguida jogaram as juvenis, que vinham de uma derrota caseira e de uma exibição descolorida onde havia faltado ambição e atitude competitiva. Iniciado o jogo, com grande atraso em relação à hora estabelecida, quer devido prolongar do jogo anterior, disputado a 5 sets, quer ao facto de não haver árbitro para a partida, depois do ocorrido na partida das juniores, com todo o clima de hostilidade criado por alguns adeptos da casa. 

Iniciado o jogo, a nossa equipa voltou a revelar os mesmos problemas de recepção detectados nos jogos anteriores, permitindo que estes "velhos fantasmas" inviabilizassem as hipóteses de vitória no 1º parcial. A equipa só reagiu quando se encontrava a perder por 6-17 e, apesar de ter melhorado ligeiramente a recepção, a distância no marcador a que se encontravam as adversárias era já grande demais, pelo que a derrota não foi de estranhar (19-25). O 2º set ficou marcado pela reacção das nossas atletas que, com espírito guerreiro, equilibrou a partida, vencendo o parcial por 25-20. Em seguida, sempre com a partida muito dividida, uma nova série de erros na recepção, coloca-nos a correr na desvantagem e acabamos por perder a 22-25. No 4º set, já com a estreante Inês Branco na distribuição, por lesão da Jéssica Loureiro, volta-se a assistir a largos períodos de inépcia na recepção, tornando inofensivos os ataques da nossa equipa. Entretanto na fase final do set, a equipa acertou e, perdendo por 20-22, conseguiu inverter a 23-22, para acabar por se desconcentrar na recta final e perdeu o parcial por 23-25, o que lhes valeu a 1ª derrota sem pontuar, no campeonato. Apesar de tudo assistimos a uma melhoria clara ao nível da atitude competitiva em situação desfavorável, o que nos deixa optimistas em relação ao comportamento da equipa no futuro próximo e à sua capacidade de superação para alcançarem os resultados necessários ao apuramento.

"ÀS ÁRMAS, MENINAS!!!"

Juvenis perdem com Filipa de Lencastre

No passado fim-de-semana as nossas juvenis receberam em casa a equipa do Filipa de Lencastre que vinha moralizada após duas vitórias por 3-0 contra o Colégio Sagrado Coração de Maria e CAIC.

O jogo começou por correr-nos de feição, como seria de esperar e as nossas meninas cedo construiram uma vantagem tranquilizadora, colocando o marcador em 21-9. Por esta altura, um erro de ataque, seguido de outro na recepção ao serviço seguinte, despoletaram uma inexplicável desconcentração colectiva que chegou mesmo a colocar em risco a vitória no set, com as adversárias a marcar 8 pontos de seguida, fruto, principalmente, da intranquilidade que provocou uma série interminável de erros de recepção. Esta "tremideira" ainda causou mais alguns calafrios com erros de serviço, mas fomos capazes de terminar o parcial com 25-19.

De regresso à partida, o 2º set foi, mais uma vez, completamente dominado pelas nossas atletas que, desta vez, não atrasaram a conquista do mesmo, fechando as contas com 25-14.

Tudo parecia bem encaminhado para mais uma vitória pela margem máxima, até que a reacção das visitantes se fez sentir, como, de resto, seria de esperar e, aqui, algo se passou que impediu as meninas da casa de ripostar e lutar para manter a vantagem. Os erros de recepção tornaram-se crónicos e quando se conseguia  pelo menos, levantar a bola, esta ficava muito longe da rede, obrigando à colocação de "bolas mortas" que,  não só facilitavam a defesa adversária, como lhes proporcionavam as melhores condições para atacar. Assim, a derrota no parcial ficou evidente, face à inépcia defensiva da nossa equipa, que não encontrava soluções para receber eficazmente o serviço tenso e longo das adversárias.

O 4º set foi mais equilibrado, mas a desconcentração da equipa era patente e a intranquilidade na recepção transferia-se também para as restantes acções técnicas, incluindo o serviço e o ataque. Desta forma, a derrota na ponta terminal do parcial, por 24-26, não foi surpresa.

Chegados ao 5º set, a vitória seria conquistada pela equipa com mais determinação em levar os 2 pontos e, infelizmente e inexplicavelmente, a nossa equipa entrou em campo já derrotada e com uma atitude apática, bem aproveitada pelas adversárias que souberam festejar cada ponto obtido com grande entusiasmo, ao contrário da nossa equipa que se limitava a estar presente para oferecer sem luta uma vitória que nos começa a fazer muita falta. No final do jogo, após o 2-8 à troca de campos e depois a perder 7-14, com a iniciativa da nossa capitã, Ana Margarida, ainda fomos capazes de esboçar alguma reacção que quase colocou em risco a vitória das adversárias, com uma fantástica série de serviços, levando o marcador para 12-14, mas já era tarde demais e a margem de erro era zero, tudo terminando com um serviço a tentar forçar o erro adversário e que acabou por ser demasiado longo. Parabéns Maggie, pela atitude.Fica a intenção e agora é trabalhar muito para corrigir os erros e recuperar as cabecinhas para que, no futuro, a atitude aguerrida não fique apenas para os momentos em que tudo nos corre pelo melhor...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Juniores: Vitória sofrida sobre CV Tocha

No passado sábado, dia 3 de Dezembro, a nossa equipa júnior recebeu a sua congénere do CV Tocha (2ª classificada) e teve mais uma exibição descolorida e bastante oscilante, iniciando a partida com uma derrota no 1º parcial, acumulando erros sucessivos, quer a nível defensivo, quer, principalmente a nível ofensivo.
O 2º set foi mais sereno, com as atletas da casa a controlar o parcial sem grandes sobressaltos. Com a partida empatada, as visitantes voltaram ao jogo e, face ao fraco jogo produzido pelas Alverquenses, conseguiram regressar à vantagem, colocando o resultado em 1:2.
O início do 3º set foi completamente desastroso para a nossa equipa que, desconcentrada, começou por oferecer os 4 primeiros pontos com erros de recepção e ataque. Entretanto, a possibilidade de derrota por 1:3 e inerente complicação das contas do apuramento, obrigou o grupo a "acordar" e mudar de atitude, conquistando, com algum à vontade, o empate e levando a partida para a "negra". A vitória no 4º set trouxe à equipa uma postura mais competitiva, o que nos permitiu garantir a conquista do derradeiro parcial e, assim,  o aumento da vantagem pontual para as nossas adversárias, que se situa agora em 4 pontos.     

domingo, 27 de novembro de 2011

Iniciadas perdem em Cascais

Na manhã de sábado, dia 26 de Novembro, as nossas Iniciadas, finalmente com a equipa já completa (após a inscrição das duas minis - Romy e Suzie - que aguardavam a conclusão do processo da dupla subida de escalão), jogaram com o GDS Cascais. Realizaram uma exibição muito fraca, com níveis de desconcentração inadmissíveis, o que lhes valeu uma derrota pesada por 3:0.

Tempo agora para reflectir e preparar a equipa para o Inter-Regional, que começará apenas em Janeiro, criando-se um interregno de competições de 6 semanas, o que nos parece extremamente lesivo para a evolução que se pretende que uma equipa de formação obtenha... Enfim, esta é a nossa realidade!

domingo, 20 de novembro de 2011

Juniores: vitória fria...

Ontem, pelas 16h30, disputou-se a 4ª jornada para a nossa equipa júnior que enfrentou a desconhecida equipa do ND Pombal, que se veio a revelar um grupo manifestamente não preparado para se encontrar a disputar um Campeonato Nacional de Juniores. O resultado não será, portanto, de espantar, a não ser o facto de a nossa equipa, visivelmente desmotivada para jogar uma partida tão lamentavelmente desequilibrada, se ter comportado de forma displicente, observando-se situações de jogo com transições feitas a passo, facto que deu uma imagem  ainda mais degradante de um espectáculo já por si tão pobre...

A história deste jogo resume-se aos serviços sucessivos da nossa equipa e aos 11 erros não provocados cometidos pelas nossas atletas no decorrer da partida, 8 dos quais no 1º set e os restantes 3 no último, o que significa que no 2º parcial o jogo se quedou pela sucessão dos nossos 25 serviços sem resposta por parte da frágil formação Pombalense que, na minha opinião, não reúne condições para jogar na variante de 6x6 . Fica assim contada a história de uma partida de nível lamentável e pouco condizente com aquilo que se espera de uma competição nacional em que vencedores e vencidos deviam sair de uma partida com algo de positivo a acrescentar à "bagagem" de experiências que levam ao crescimento das atletas.

Juvenis regressam às vitórias

Depois de na semana passada ter sofrido a 1ª derrota da época, por 2:3, na casa das nossas adversárias directas na disputa pelo 1º lugar na série D, as nossas juvenis regressaram ontem às vitórias pela margem máxima (3:0), desta vez, frente à formação do CAIC (Colégio Apostólico da Imaculada Conceição) de Cernache.
Com uma formação diferente daquela que tem ultimamente alinhado de início, a equipa acabou por controlar bem a partida, vencendo os 2 primeiros sets sem grandes sobressaltos. No 3º set e já com a formação mais habitual deste arranque de época a alinhar de início, a equipa sentiu dificuldades inesperadas para "fugir" no marcador, acabando por complicar a situação e correndo o sério risco de perder o set, o que significaria falhar o objectivo principal para a partida. Entretanto, já nas "vantagens" e após vários erros não provocados, pedidos de "tempos mortos" e substituições, as nossas juvenis lá conseguiram manter as aspirações e vencer o jogo por 3:0, com um desnecessário 29-27 no derradeiro parcial.

sábado, 19 de novembro de 2011

Juniores: C. Nacional - 1ª Fase

Nesta 1ª Fase do Campeonato Nacional, de Escalonamento das Equipas, "observando o princípio de PROXIMIDADE GEOGRÁFICA" (citando o Regulamento da FPV para os Escalões de Formação), a nossa equipa júnior encontra-se a disputar a série E, com as suas «VIZINHAS» do ND Pombal (150 Km), CAIC Cernache (175 Km), Ass. Académica de Coimbra (185 Km), Lousã VC (200 Km) e CV Tocha (205 Km).
Bem feitas as contas, nesta 1ª Fase, o critério de proximidade Geográfica da FPV valeu-nos, logo à partida, 1830 Km em deslocações... Tudo se torna mais bizarro quando se constata que este critério é tão arbitrário que, na época anterior, esta mesma equipa disputou precisamente esta fase, a sul, com equipas da Cova da Piedade, Amora, Sesimbra, Alfarim e Santiago do Cacém. Qual é o critério? Afinal de contas defina-se de uma vez por todas de onde nós somos!!! Margem sul, Alentejo, Coimbra ou de onde convém??? Para quem não sabe, Alverca DO RIBATEJO (não a da Beira, note-se!) fica junto às portagens da A1 antes de Lisboa,  cerca de 15 Km a norte da capital...

Posto isto, em termos desportivos, a nossa equipa venceu as 3 partidas disputadas até ao momento, com um 3:1 frente ao CV Tocha, num jogo que não nos correu de feição em termos exibicionais mas que valeu pelos 3 pontos conquistados na casa das adversárias, e dois 3:0, o primeiro na Lousã, frente à formação local, em jornada antecipada, e o segundo em casa, frente à Académica de Coimbra. Ambas as partidas com melhores prestações técnicas do que o da primeira jornada, embora ainda longe daquilo todos sabemos que esta equipa pode apresentar. Esperamos, pois, ver nos próximos jogos exibições mais condizentes com o real valor da nossa equipa mais crescida!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Juvenis: 1ª Fase do Nacional

Realizadas as 3 primeiras jornadas, a nossa nova equipa de Juvenis, composta por mais de metade de atletas Cadetes, vem vindo a crescer a nível técnico-táctico, numa fase importante de conhecimento interpessoal, bem como de incorporação de conceitos estruturais novos, que necessita de algum tempo de amadurecimento.
A nível de resultados, começámos com duas vitórias pela margem máxima (3:0) sobre a Esc. Filipa de Lencastre (ainda com muitos sobressaltos) e sobre a Académica de Coimbra (já com melhor entrosamento entre as atletas). 
Cumprido o objectivo traçado de chegar à 3ª jornada sem ceder qualquer ponto nem sets, no passado fim de semana deslocámos-nos para aquele que, pelo menos teoricamente, seria o jogo mais complicado desta fase, frente à mais experiente formação do Sagrado Coração de Maria. 
O jogo começou por correr-nos de feição, com a nossa equipa a vencer o 1º set com um serviço forte e consistente que "desarmou" a construção do ataque das adversárias, permitindo-nos controlar sempre a iniciativa ofensiva no parcial. 
No 2º set, as meninas da casa reagiram, como seria de esperar, e venceram o parcial, empatando a partida. De regresso ao jogo, as Alverquenses voltaram ao domínio no jogo, construindo mesmo uma vantagem tranquilizadora que viriam a perder com largos períodos de desconcentração na recepção, o que lhes valeu a necessidade de discutir o parcial nas vantagens, vencendo por 27-25 e garantindo já um ponto na deslocação ao terreno das nossas adversárias directas. 
Como se adivinhava pelos momentos de desconcentração evidenciados na parte final do 3º set, a nossa equipa vacilou bastante no parcial seguinte, não sendo capaz de, em side-out, receber o serviço adversário de modo a organizar eficazmente o seu ataque, o que facilitou a tarefa da equipa da casa que, com a prevalência de "bolas mortas" provenientes do nosso ataque, conseguiu fazer o seu jogo ofensivo preferencial por zona 3, solicitando sucessivamente a sua melhor atacante, que a nossa equipa não foi capaz de travar. Assim, o 4º set foi vencido de forma clara pelas nossas adversárias, que entraram na "negra" altamente motivadas. 
No último parcial, a nossa equipa teve a oportunidade de voltar à dianteira ao reagir bem ao melhor começo das Lisboetas, mas a falta de experiência e "sangue frio" no ataque, numa altura crucial da partida, deu a oportunidade à equipa da casa de voltar ao domínio da iniciativa de ataque, com as nossas meninas novamente a caírem em erros de recepção sucessivos que inviabilizaram a neutralização do melhor ataque da central adversária. No final, averbámos a 1ª derrota da época, mas alcançámos o 2º objectivo de trazer um ponto para Alverca.
Iremos agora trabalhar para corrigir os erros detectados e preparar-nos para nos próximos jogos não sofrermos sets desnecessariamente e na 2ª volta, em nossa casa e com a equipa completa, podermos inverter as posições.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Iniciadas: Campeonato Regional 11-12

Para a nossa recém-formada equipa de Iniciadas, o Regional 2011/12 tem sido (e continuará a ser) um terreno fértil de crescimento competitivo. Com apenas 3 atletas "repetentes" nestas andanças, tudo é novidade para esta equipa que, não obstante os resultados menos positivos, apresenta um potencial de desenvolvimento enorme, não só pela média de alturas, como também pela sua capacidade de aprendizagem técnica, pelo seu empenho e disponibilidade para absorver novas informações e também pela sua média de idades, integrando atletas Infantis e Minis no seu grupo.

A 1ª Fase do Campeonato Regional foi disputada na série B, onde foram obtidos os seguintes resultados:

1ª Jornada - 23.10.2011 - Oeiras
09h30 - CV Oeiras - 3:0 - CDAV
11h00 - CDAV - 1:3 - PE Lobato

2ª Jornada - 06.11.2011 - Amora
09h30 - Lusófona - 3:0 - CDAV*       (*equipa incompleta)
11h00 - CDAV* - 1:3 - Of. S. José    (*equipa incompleta)



3ª Jornada - 13.11.2011 - Col. Salesiano Lisboa
09h30 - Filipa Lencastre - 3:1 - CDAV*  (*equipa incompleta)
11h00 - CDAV* - 3:1 - CF Belenenses   (*equipa incompleta)


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Treinos 2011/12

Após o Estágio e próximos do início do ano lectivo, está na hora de definir os horário de treinos das equipas.

ATENÇÃO: Minis, Cadetes e Juvenis têm FOLGA hoje, 2ª Feira, dia 05 de Setembro.

MINIVOLEI (captação a decorrer - anos 1999/00/01/02): 
2ªF - 18h30 - 20h00 | 3ªF - 18h30 - 20h00 | 4ªF - 17h00 - 18h45 | 6ªF - 18h30 - 20h00


INICIADAS (1996/1997):
2ªF - 18h45 - 20h15 | 3ªF - 18h45 - 20h15 | 4ªF - 17h00 - 18h45 | 6ªF - 18h45 - 20h15


JUVENIS (1995):
2ªF - 18h45 - 21h00 | 3ªF - 19h30 - 21h00 | 4ªF - 18h45 - 21h00 | 6ªF - 19h45 - 21h30


JUNIORES (1993/94):
2ªF - 18h45 - 21h00 | 4ªF - 18h45 - 21h00 | 5ªF - 18h45 - 21h00 | 6ªF - 19h45 - 21h30

Estágio na Pampilhosa da Serra

Regressámos ontem à noite de uma fantástica semana de trabalho, onde realizámos uma preparação intensiva para a época que aí está... Apesar da chuva que teimosamente caiu nos primeiros dias, esta não atrapalhou os planos traçados (com treinos bi-diários e actividades nocturnas), uma vez que todos os objectivos foram cumpridos, desde o desenvolvimento da Aptidão Física com expressivos ganhos de massa muscular e perda de massa gorda, até à melhoria do conhecimento inter-pessoal, não somente entre atletas da mesma equipa, mas principalmente entre as várias meninas que irão compor as futuras equipas dos vários escalões. Assim se constroem o espírito de grupo, de entreajuda e os laços de amizade que se pretende que as nossas atletas mantenham entre si, independentemente da equipa a que pertencem e conducentes ao crescimento da identidade do clube.

O grupo de perto de 30 atletas foi dividido em 4 equipas etariamente heterogéneas  e, desde o primeiro momento, a competição foi o factor dominante, com os grupos a disputarem todas as actividades de forma entusiástica e pontuando para uma classificação final que só ficou terminada com a chegada a Alverca, vencendo a equipa Amarela (Naraiana, Rita Cajado, Marta, Inês Ferreira, Mara, Catarina Costa e Vera), logo seguida pela equipa Vermelha, com apenas 10 pontos a menos que as primeiras. A classificação sofreu várias "cambalhotas" ao longo do Estágio, com a liderança a ser tomada ora pela equipa Vermelha, ora pela Amarela, com ocasionais intromissões das equipas Azul e Verde, que não ficaram a grande distância das duas primeiras...

Por todas estas maravilhosas experiências e pelo formidável acolhimento, temos a agradecer à Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e mais directamente também ao Sr. Jorge Gonçalves, sempre disponível e  incansável no apoio prestado. A ambos a nossa eterna gratidão.

Parabéns a todas pelo fantástico ambiente e pela obtenção dos objectivos do Estágio 2011/12.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Arranque da Época 2011-12

O dia de hoje marcou o regresso aos treinos para 23 atletas que, apesar de estarmos ainda em pleno mês de Agosto, fizeram questão de comparecer para esta 1ª semana de trabalho que antecede a participação no Estágio de Pré-Época.

Daqui a uma semana as várias equipas do clube seguirão para o Estágio, que se realizará na Vila da Pampilhosa da Serra, de 31 de Agosto a 4 de Setembro e onde as nossas atletas se irão concentrar plenamente na preparação da época que hoje iniciaram com este primeiro treino.

Até lá, os treinos decorrerão nos seguintes horários:

 Minis a Juvenis: 17h00 - 18h30

Juniores: 10h00 - 12h00 / 15h00 - 17h30

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mundial de Juniores Femininos

Termina hoje o Mundial Feminino de Juniores Femininos que está a decorrer no Perú. A Final será disputada esta madrugada, pela 01h00 e poder-se-à assistir no site que a FIVB disponibilizou para o acompanhamento do evento.

Para quem não viu os jogos, eles estão disponíveis para visualização em:

http://www.laola1.tv/en/int/fivb/video/283--.html
 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Parabéns a você!...

Hoje, dia 26 de Julho de 2011, o nosso CD Alverca Volei completa os seus primeiros 4 aninhos de existência e com ainda tão pouco tempo de desenvolvimento já foi 3º classificado Nacional em Minivolei, Vice-Campeão Nacional em Iniciadas, a nível federado e, no Desporto Escolar, pela sua estreita parceria com a ERD Alverca Volei, Campeão Nacional em Juvenis e 3º classificado a nível internacional, nos recentemente disputados jogos da FISEC.

Acham pouco? Eu também!... e é por isso que o nosso destino é Voar ainda mais Alto!!! 

Parabéns a todos, Parabéns Alverca Volei, muitos anos de vida!...
   

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Boas Férias!...

Terminou hoje oficialmente a época 2010/11 com o último treino que, apesar de estarmos já no final de Julho, contou ainda com 14 atletas, sendo que algumas destas resistentes são meninas que só recentemente se juntaram a nós (Cláudia, Nádia, Sara, Sheila, e Vanessa) e que vêm da EB23 Aristides de Sousa Mendes (Póvoa de St.ª Iria) para reforçar o grupo das Cadetes 2011/12. Muito bem-vindas, meninas!

Durante este mês de férias, não se esqueçam de "olhar" pela forma física, fazendo exercício físico diário, para que as perdas musculares não sejam demasiado extensas e a readaptação ao treino seja mais rápida e menos... dolorosa!...

Estaremos de regresso a 24 de Agosto com os treinos de "pré-Estágio" (15h-16h30 - Minis e Cadetes / 16h-17h30 Juvenis), que irão preparar fisicamente as nossas atletas para os rigores do já habitual Estágio Desportivo de Pré-Época, este ano a decorrer, mais uma vez, na Pampilhosa da Serra, de 31 de Agosto a 4 de Setembro.

Até lá, desejamos a todos umas EXCELENTES FÉRIAS!!!

terça-feira, 12 de julho de 2011

ES Gago Coutinho em 3º na FISEC

 Fantástica foi a representação Nacional da nossa equipa de Juvenis, Campeã Nacional no Desporto Escolar,  que, contra as suas congéneres europeias, teve uma prestação admirável, conseguindo colocar a bandeira Portuguesa no pódio da competição da FISEC, organizada, este ano, em Lisboa (Estádio Universitário).

Na 1ª Fase da competição, a nossa equipa começou por bater a Grã-Bretanha por claros 3-0 e teve no 2º jogo a primeira grande "prova de fogo", frente à alta formação da Flandres. Num jogo extremamente em disputado, a vitória sorriu às adversárias, mas as Alverquenses venderam cara a derrota, lutando até à "negra" e saindo derrotadas pela margem mínima. Seguiu-se o último jogo desta fase, frente às "nuestras hermanas", num jogo que dava o apuramento para a meia-final. Outro jogo decidido na negra, com as nossas meninas a vencerem (3-2) e a garantirem a continuidade na perseguição ao título.

A meia final, contra a forte formação Holandesa, teve contornos bem diferentes, apesar do empenho das lusas, a diferença de alturas e de capacidade técnico-táctica, tornou tudo muito complicado e Portugal perde pela margem máxima (0-3), afastando as nossas atletas da Final, disputada entre Holanda e Flandres, que batera a Itália também por 3-0.
Restava-nos lutar pelo pódio, contra as Italianas, num jogo muito disputado que nos conduziu até à 3ª negra da competição e que, mais uma vez, as nossas jovens conseguiram vencer, garantindo o seu 1º grande resultado a nível Internacional, que muito nos enche de orgulho e que prestigia a nossa escola, o nosso clube, a nossa cidade, o nosso concelho, a nossa Direcção Regional (Lisboa) e o nosso País: 

ERD "Alverca Volei", PORTUGAL - 3º LUGAR

Parabéns meninas, por mais este brilhante resultado.

Minis, Infantis e Iniciadas no XII Summercup

Decorreu, de 6 a 10 de Julho de 2011, o XII Summercup na Vila da Lousã, com a participação de 67 equipas, entre as quais, uma equipa do nosso clube/escola, composta por um misto de atletas Minis (4), Infantis (6) e Iniciadas (4), com a estreia de várias jogadoras que aproveitaram a oportunidade para tomar contacto com o melhor do nosso voleibol e crescer voleibolisticamente em termos técnicos, tácticos, físicos, psicológicos e ainda socialmente.

A classificação final, naturalmente modesta (24º lugar), revela tanto a heterogeneidade técnico-táctica do grupo, como a fragilidade emocional que revelam as nossas atletas que, sob pressão, não são ainda capazes de utilizar os "instrumentos" técnicos que já dominam. São precisamente momentos como estes que lhes permitirão adaptar-se a condições desvantajosas de pressão e stress competitivo, proporcionando-lhes a experiência que lhes trará, no futuro, a necessária presença de espírito que trará as conquistas futuras... Balanço, portanto, positivo para mais esta participação neste fantástico torneio internacional.

domingo, 29 de maio de 2011

Juvenis em 7º falham Final Nacional por quociente de sets...

Depois da brilhante conquista do título nacional no Desporto Escolar, no passado fim-de-semana, as nossas juvenis, desgastadíssimas, jogaram ainda uma partida importantíssima, ou não fosse a penúltima jornada frente a outro adversário directo na corrida ao apuramento, o Sp. Espinho. A nossa equipa lutou para alcançar a vitória mas, em desigualdade física após 4 jogos em 48 horas, viu as suas adversárias atingir a parte terminal dos set's (muito equilibrados) com outra frescura, que foi determinante para decisão da partida. No final, o resultado de 1-3 foi o melhor que as nossas atletas conseguiram arrancar em Espinho, com um título na bagagem...

Este sábado era o dia de todas as decisões e as nossas atletas tinham a missão de ir a Guimarães vencer o Vitória e aguardar os outros jogos, principalmente o disputado entre SC Braga e SC Arcozelo, cuja derrota deste último, daria o apuramento da nossa equipa. Tudo correu pelo melhor no Minho e as nossas juvenis bateram o Vitória por 3-0, beneficiando ainda da vitória do Braga sobre o Arcozelo, também por 3-0.

Com esta conjugação de resultados e visto que a Madeira não inscreveria a sua equipa, teríamos atingido a qualificação para a Final, em 7º lugar. Entretanto, soube-se hoje, dia 31 de Junho, que a equipa Madeirense sempre será inscrita, ao contrário do que estava previsto, pelo que a nossa equipa se vê arredada da referida Final, com os mesmos pontos do 6º e último apurado (GC Vilacondense), mas com pior quociente de sets...

Enfim, novidades muito dolorosas, mas esperemos que possamos aproveitar o ensinamento a retirar das coisas menos positivas para mais tarde evitar repetir os mesmos erros, até porque a partir do próximo ano, os sets também pontuam!...

Infantis perdem em casa

Este sábado, as nossas Infantis/Minis estrearam mais 3 jogadoras no Torneio de Encerramento (Melissa, Xana e Ana Rita), numa equipa que já tem quase mais minis do que Infantis... No plano formativo tem sido uma excelente oportunidade para dar "experiência" às mais novas e às mais recentes atletas do nosso clube. É claro, que, por vezes, paga-se a formação com os resultados e a verdade é que desta vez, frente ao Colégio S. João de Brito, a derrota foi inevitável, mas o mais importante é que estamos a preparar para o futuro mais atletas que prometem vir a tornar-se muito influentes... Assim continuem a trabalhar com muito empenho e dedicação!

Minis A: último encontro do Circuito Regional em 4x4

Ontem, num dos campos relvados do CF "Os Belenenses", decorreu o 9º e último encontro do Circuito Regional de Minivoleibol "Prof. Ant.º Martins", e foram inscritas duas equipas. Uma, no escalão de Minis A, teve a estreia da nossa mais recente atleta mini (a Dany) que, com apenas 2 semanas de treino e acompanhada pela Sofia e pela Ritinha, aproveitou para aprender bastante e evoluir no caminho para um futuro bastante risonho na modalidade. Bem-vinda, Dany! A equipa foi "repescada" para a Série A, por falta de comparência de uma das outras equipas e viu-se na contingência de, sem as atletas mais experientes (a jogar 4x4), ter de enfrentar equipas com mais tempo de trabalho, no entanto, deram uma excelente réplica, chegando mesmo a vencer a partida de definição dos 3º e 4º lugares, concluindo assim a prova com uma vitória saborosa num jogo extremamente disputado, frente à equipa B dos Maristas.

Quanto à equipa inscrita no quadro de Minis B, teve várias estreias: as 4 Minis B (Sara, "Katrina", Melissa e Carol) convocadas jogaram pela primeira vez neste Circuito e as 4 Minis A (Suzie, "Melody", Leonor e Bia) jogaram pela 1ª vez no escalão B, na variante de 4x4. Os resultados foram muito bons, já que a equipa venceu 3 dos 4 jogos disputados, perdendo apenas a 2ª partida, por números muito próximos.

Parabéns, mais uma vez a todas e, especialmente às estreantes, que se portaram "à altura"...

domingo, 22 de maio de 2011

ES Gago Coutinho Campeã Nacional

...E já está!!!

A Escola de Referência Desportiva "Alverca Volei" da E.S. Gago Coutinho é CAMPEÃ NACIONAL de Juvenis Femininos no Desporto Escolar...

Depois de ontem à tarde terem garantido a 2ª presença consecutiva na Final Nacional, hoje, frente à Escola de Referência Desportiva de Lamaçães - Braga, as nossas atletas conseguiram atingir o ponto mais alto do Voleibol Nacional a nível escolar... Venceram por 3-1, num jogo que teve muitas fases de oscilação, com uma vitória no 1º set, o qual controlaram desde cedo, atingindo uma vantagem de 6 pontos (15-9) que foram controlando até aos 20, altura em que, com alguma sobranceria, entregaram o comando às adversárias que, por sua vez, não se fizeram rogadas e quase invertiam o resultado.

No 2º set, a tendência continuou e foi sem surpresa que vimos a formação Bracarense vencer por números expressivos. Em seguida assistimos a um set equilibrado que se tornou num jogo de nervos na sua parte terminal, com o Lamaçães a destacar-se perigosamente, chegando aos 23-19. Entretanto, a reacção Alverquense fez-se sentir e as meninas de Braga "abrandaram". Em seguida, embora as minhotas tenham tido uma bola de set aos 24-23, as nossas atletas fecharam com 26-24, fazendo o 2-1.

O último set foi totalmente dominado pela ERD Alverca Volei, que adquiriu uma vantagem confortável logo ao início da partida, o que lhe permitiu controlar serenamente o desenrolar do parcial até ao ponto final, sagrando-se assim, pela 1ª vez, CAMPEÃ NACIONAL de Voleibol no Desporto Escolar!!!

Parabéns a todos aqueles que, de alguma forma contribuiram para este feito, parabéns a todos os familiares, adeptos e amigos de todas as atletas desta casa... São todos CAMPEÕES!!!

Segue-se agora a representação Nacional nos jogos da FISEC, este ano a decorrer em Lisboa (Estádio Universitário), entre 6 e 10 de Julho próximo...

sábado, 21 de maio de 2011

Juvenis finalistas no Nacional do Desporto Escolar

Pelo segundo ano consecutivo as nossas Juvenis encontram-se a disputar a Final Nacional do Desporto Escolar, desta vez em S. João da Madeira. A prova começou na sexta-feira, dia 20 de Maio, com a nossa equipa a vencer a representante da Direcção Regional de Educação do Algarve. 

Já hoje, pela manhã foi a vez de a levarmos de vencida a aguerrida representante da DREC (Agrupamento Escolas Gândara-Mar - Tocha), garantindo assim o acesso à meia-final, disputada à tarde, frente às nossas bem conhecidas adversárias do Colégio Sagrado Coração de Maria.

O jogo não nos correu muito bem de início, com a nossa equipa a perder o 1º set, mas tudo regressou à normalidade e a equipa deu a volta ao resultado, vencendo a partida e alcançando assim a final da prova, pelo segundo ano consecutivo.

Amanhã, pelas 11h00, será disputada a grande final, com as nossas também "velhas" conhecidas da ERD de Lamaçães (Braga), uma partida que se prevê bastante disputada e de onde sairá a Campeã Nacional 2010/11. Transmissão online em: http://www.eventos-dren.org/

Força meninas, Vice-campeões já fomos... agora queremos MAIS!!!

Desporto Escolar: Iniciadas vencem 4º Encontro

Decorreu hoje o 4º Encontro de Voleibol do Desporto Escolar (Zona Lisboa Oriental) no escalão de Iniciados Femininos e mais uma vez as nossas equipas tiveram prestações de relevo, vencendo todas as partidas nas suas séries. Assim sendo, a equipa A abre 3 pontos de vantagem para as segundas classificadas da Escola EB23 dos Castanheiros (Caneças), quando apenas resta uma jornada para o final do Campeonato.

Na série B, equilibradíssima, venceu a Escola EB23 Gaspar Correia (na diferença de pontos marcados/sofridos), ascendendo desta forma à Série A (dos primeiros), no próximo encontro. A série C esteve em destaque a nossa equipa B que, vencendo todas as partidas disputadas, como afirmado acima, obteve o 1º lugar isolada e a consequente "subida" à série B. Finalmente, na série D, a Escola EB23 Gen. Humberto Delgado bateu toda a concorrência e regressa à série C, de onde havia "descido" no último encontro.

Ainda de referir a fantástica prestação das nossas Infantis A (Minis A) que, em substituição da equipa B da Escola EB23 de St.ª Iria da Azóia (não compareceu), apesar de 3 a 5 anos mais novas do que as suas adversárias, souberam "dar conta do recado" portando-se à altura dos acontecimentos e dando uma excelente réplica às suas opositoras.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Juvenis vencem jornada dupla

As nossas juvenis conseguiram este fim-de-semana reaproximar-se da qualificação para a Final Nacional ao bater, no sábado, uma das suas adversárias ao apuramento, o SC Arcozelo, por 3-1, exactamente o mesmo resultado da 1ª volta, em Arcozelo. Retirando o 1º set, mais desequilibrado (25-15), os restantes parciais foram bastante disputados, com a nossa formação a perder o 2º set (23-25) e regressando ao comando da partida no 3º set (25-22), para terminar em seguida o encontro, com um 4º set "tirado a ferros" (26-24), que permitiu alcançar uma vitória preciosíssima.

No domingo, foi a vez de visitarmos os nossos "velhos" conhecidos adversários do Clube Nacional de Ginástica, ainda com algumas aspirações, apesar da posição desconfortável que ocupavam na classificação. A nossa equipa soube controlar as incidências da partida e o cansaço resultante da jornada dupla com um jogo desgastante na véspera e levou a melhor, batendo as suas adversárias pela margem máxima (3-0), resultado importante para as contas finais, no dia 28 de Maio.

Agora, em duas frentes: Final Nacional do Desporto Escolar a disputar nos dias 20, 21 e 22 de Maio (próximo FDS) e jogo no domingo, dia 22 às 15h, contra outra das adversárias directas (Sp. Espinho) ao apuramento para a Final Nacional da FPV, temos pela frente um Fim-de-Semana "em cheio", com emoções fortes só ao alcance de quem tem "garra", disciplina e vontade suficientes para VENCER!!!

Infantis vencem em Santiago

No sábado passado, as nossas Infantis (e minis!) deslocaram-se a Santiago do Cacém para defrontar a formação local do Juventude Atlético Clube. Viagem longa desgastante, principalmente pelo calor que se fazia sentir, quer no caminho, quer durante o próprio jogo... Resultado final: 3-0 para as nossas meninas que, não obstante, não fizeram uma grande exibição, mostrando-se desconcentradas, nervosas e displicentes, não destoando assim, do nível do jogo e da arbitragem... Valeu o resultado e a experiência!

Iniciadas vencem, mas... só com 7!

A nossa equipa de Iniciadas venceu o 1º jogo no Torneio de Encerramento, batendo por 3-0 a formação do CR Piedense com facilidade, apesar de alinhar com 5 jogadoras que começaram a jogar apenas esta época. Entretanto, infelizmente, de nada serviu a prestação superior, dado que a ausência de várias atletas determinou a derrota "administrativa", uma vez que a equipa só pôde contar com 7 atletas...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Juvenis regressam às vitórias no Nacional

No passado fim-de-semana, a nossa equipa de juvenis deslocou-se até às Caldas da Rainha, para defrontar o Sporting local, que segue no 3º lugar da classificação e que havia vencido em Alverca por um surpreendente 3-0, causando a primeira "tormenta" da época às nossas atletas... 

A equipa, talvez moralizada pela conquista do título Regional no Desporto Escolar e consequente apuramento para a Final Nacional, teve um desempenho totalmente diferente, conseguindo, apesar de uma arbitragem absolutamente "adversa", voltar às boas exibições e aos resultados positivos a que nos habituaram, quer nos jogos frente a esta formação (com quem nunca haviam perdido anteriormente a esta época), quer nas competições em que participam. Vitória por 3-2, com os seguintes parciais: 25-21, 23-25, 25-8, 15-25 e 17-15

Faltam agora 4 jogos, todos eles decisivos, com a próxima jornada a ser crucial, uma vez que nos opõe a um adversário (SC Arcozelo) que poderá ficar a apenas alguns sets de distância, caso a nossa equipa vença ambos os jogos da jornada dupla deste próximo FDS.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desporto Escolar: Juvenis Bi-Campeãs Regionais

No passado sábado, dia 30 de Abril, a nossa equipa de Juvenis sagrou-se, bi-campeã Regional de Voleibol da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), vencendo todas as partidas realizadas, incluindo as da Fase Final, onde bateram as suas adversárias do Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha) e Colégio Sagrado Coração de Maria (Lisboa) pela margem máxima (3:0).

Assim, pelo 2º ano consecutivo, marcarão presença na Final Nacional a disputar em S. João da Madeira, nos próximos dias 20, 21 e 22 de Maio, onde tentarão melhorar a classificação do ano transacto, em que se sagraram Vice-Campeãs Nacionais, perdendo então na Final por 1:3, com o Colégio Calvão.

Força, meninas, não se esqueçam que será a vossa última participação numa Final Nacional do Desporto Escolar... Aproveitem-na bem!

Minis invictas... na Série C!!!

Continuam imparáveis as nossas Minis A, no Circuito Regional de Minivolei "Professor Ant.º Martins". No passado sábado, dia 30 de Abril, voltaram a vencer, com grande vantagem, todas as suas adversárias, sendo o jogo mais emotivo e desgastante, aquele que colocou frente a frente as nossas equipas A e B.

Infelizmente a competição este ano, não está competitiva, uma vez que após 5 Torneios a vencer todas as partidas disputadas (já são mais de vinte!!!), a nossa equipa ainda não saiu da Série C, uma vez que, não havendo cruzamento de séries e havendo diferenciação pontual em ordem decrescente, da Série A (primeiros classificados) para a Série C ou D (conforme n.º de equipas participantes), as nossas equipas, que começaram a competir apenas no 4º encontro, NUNCA terão a possibilidade de alcançar a Série A (nem a B), onde claramente estariam, caso a competição fosse entre todas as equipas em prova. 

Para quem entende de Voleibol (e mesmo para os menos entendidos!) é bastante clara a superioridade técnica das nossas equipas relativamente a várias formações a disputar as séries teoricamente mais avançadas, no entanto, o modelo competitivo actualmente utilizado pela Associação de Voleibol de Lisboa, não privilegia o equilíbrio competitivo entre as equipas participantes, permitindo resultados que em nada favorecem a motivação das crianças pela prática da modalidade, uma vez que ninguém gosta de perder por 57-8 e nem quem vence vários jogos por margens idênticas, sente prazer na competição... já para não falar nos aspectos de ordem técnico-táctica, que ficam completamente excluídos, uma vez que a sustentação de bola, nestes casos, é absurdamente diminuta! 

Urge modificar este modelo que, na nossa opinião, não serve os interesses formativos das nossas crianças, por isso, mais uma vez solicitamos aos responsáveis que desçam ao terreno de jogo e tomem contacto com o que se passa nos campos,  para "sentirem o pulso" à qualidade da competição que estão a gerir e inclusivé para se aperceberem de pormenores que, do palco, lhes escapam, como por exemplo, a ausência de árbitros, marcadores de pontos e boletins de jogo em determinados campos, que não tiveram a mínima orientação durante todo o evento... e sem pré-aviso, o que é mais grave!!! (jogos houve que começaram apenas na 2ª parte, porque ninguém se apercebeu do início, não havendo árbitro ou uma placa de marcação de pontos). Mais estranho ainda é a alteração do sistema de pontuação a meio de uma competição (ou no seu "quase" final), que demonstra bem o quão aleatório e desgovernado se encontra este "parente pobre" do Voleibol de Formação, que dá pelo nome de Minivoleibol, a Sul do Mondego...

"É de pequenino que se torce o pepino", já diz o ditado, e se a formalidade e seriedade com que se encara a Formação de Base não for o "motor de arranque" para um crescimento da modalidade na região (e não estamos a falar apenas em número de praticantes), logo veremos comprometido todo o processo formativo, que culmina com o status actual, ou seja, o esmagador domínio das equipas do Norte, bem patente pela análise das equipas apuradas, ano após ano, para as Fases Finais dos diversos escalões...

Às nossas meninas, resta-nos dar-lhes os parabéns pelo trabalho desenvolvido, pelo empenho demonstrado e pela fantástica evolução que os 4 treinos semanais, logo no arranque da sua formação (recordo que são Minis A), lhes permitiram. Para continuarem a evoluir COM A COMPETIÇÃO, só nos resta uma alternativa: dar um passo maior e avançar para o nível seguinte, competindo no escalão superior (4x4). 

Arregacemos as mangas e... AO TRABALHO!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Infantis com jornada dupla

No passado fim de semana as nossas Infantis continuaram a sua caminhada no torneio de encerramento e tiveram mais dois momentos importantes para a sua evolução. No sábado jogaram na Esc. Sec. Filipa de Lencastre, onde perderam por 1-3, jogando com apenas 8 jogadoras, devido à lesão da Nonô, que sofrera uma entorse no treino da véspera e indisponibilidade da Suzie, devido compromissos escolares (também eles de carácter desportivo). A partida não correu muito bem, no entanto, nesta fase, as más experiências podem até ser melhores do que as boas, uma vez que trazem crescimento e maturidade. E foi isso mesmo que se verificou, com a equipa a corrigir gradualmente os erros cometidos no início, o que permitiu mesmo uma vitória no 3º set. A equipa jogou com 3 minis, sendo uma Mini A, e com a estreia de uma delas, a Catarina que esteve bastante bem na sua primeira representação pelo CD Alverca Volei. Parabéns!

No domingo, foi a vez de visitarmos o Colégio Sagrado Coração de Maria, onde fizemos um jogo muito certinho, cumprindo as rotinas tácticas solicitadas e corrigidas na véspera, e conseguimos mais uma vitória saborosa, desta vez com a participação de 4 Minis (2 Minis A e 2 Minis B), que se comportaram à altura! De referir que a formação em que estas 4 atletas actuaram em simultâneo, foi capaz da proeza de vencer o parcial! Muitos parabéns, meninas. Continuem a boa evolução, sempre com a humildade que é necessária para aprender mais e mais...
  

domingo, 10 de abril de 2011

Juvenis: Nova derrota frente ao Vilacondense

Depois de, no passado fim-de-semana, terem comprometido com duas derrotas seguidas, as nossas juvenis confirmaram ontem o mau momento que atravessam, não sendo capazes de "sacudir a poeira" e voltar à "liça" neste Nacional. Foi mais uma derrota por 3-1, desta vez frente a mais um dos adversários directos na corrida pelo apuramento, o GC Vilacondense.

Em Vila do Conde, o 1º set foi equilibradíssimo, tendo a nossa equipa perdido por 28-26. No 2º parcial, o equilíbrio permaneceu mas, desta feita, foi a nossa vez de vencer, empatando o resultado em 1-1. Infelizmente nos parciais seguintes, a equipa da casa conseguiu ser superior e guardar 2 pontos preciosos, frente a um adversário que seguia a apenas um ponto de distância.

Agora as contas estão ainda  mais complicadas, sendo necessário reunir todas as energias para se conseguir vencer os jogos que faltam e acreditar que ainda é possível...
  

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Juvenis perdem e comprometem...

No passado fim-de-semana a nossa equipa de Juvenis deu dois passos à rectaguarda relativamente ao objectivo do apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional do seu escalão. 

No sábado, dia 2, foi com grande surpresa que, pela 1ª vez, esta equipa perdeu com as nossas adversárias do Colégio Sagrado Coração de Maria, a quem haviam vencido por 3-0, na primeira partida e que têm registado um crescimento assinalável na competição. A nossa equipa esteve sempre em desvantagem nos sets, perdendo o 1º por 22-25, empatando depois com 25-15, voltando à desvantagem com 19-25, para vencer em seguida por 25-13. Na "negra" a derrota, por 15-10, colocava uma pressão enorme para a deslocação no dia seguinte a Braga, para jogar com o Sporting local, com quem haviam tido o 1º desaire da época, perdendo em casa por 1-3.

Quando uma vitória se impunha para desfazer a imagem deixada na véspera e demonstrar a "garra" necessária para "virar o jogo", infelizmente a equipa não foi capaz de fazer melhor do que, no 3º set, esboçar algum nível de resistência, perdendo o set por 26-28, depois de dois sets fracos com 17-25 no 1º e um humilhante 9-25 no segundo parcial.

Faltam agora 7 jornadas para o final desta Fase e temos de "fazer pela vida", indo buscar toda a DETERMINAÇÃO, EMPENHO e GARRA para conseguir inverter a tendência natural para baixar os braços e "deixar andar o barco ao sabor da maré"!!!
  

sábado, 2 de abril de 2011

Infantis: Estreia em GRANDE!

Há algum tempo, desde a "separação" da equipa de Iniciadas 2010/11 em 2 grupos (Infantis e Iniciadas), que se aguardava o comportamento deste novo "elenco", com algumas adições, nomeadamente de atletas do minivolei e ainda com o regresso de algumas jogadoras que haviam abandonado na época anterior.

Se a intenção era começar a construir, em competição, a futura equipa de Iniciadas 2011/12, podemos dizer que entrámos com o pé direito nesta tarefa, uma vez que o grupo demonstrou ser capaz de surpreender os menos atentos e deu muito boa conta de si, enfrentando uma equipa que joga junta desde o início desta época (Belenenses) e batendo-a por uns expressivos 3-0!!!

De salientar que a nossa equipa teve 3 estreias absolutas nesta variante de jogo (6x6), todas elas com idade de Minivolei, a Sara Cardoso (Mini B), a Romi e a Suzie (ambas Minis A!!!), que se portaram à altura das expectativas. Muitos Parabéns para elas e para toda a equipa, ainda curta, mas em crescimento...

Este é um óptimo momento para mais meninas se juntarem ao grupo! A equipa está em formação e temos ainda alguns meses para preparar a época seguinte. 

                Por isso, meninas...

              ... se nasceram em 1997 ou 1998 e gostam de Desporto, não percam mais tempo,

JUNTEM-SE A NÓS!


segunda-feira, 28 de março de 2011

"Xira-Escolar VB'11" - Iniciadas

Realizou-se, no sábado passado, mais uma edição do nosso torneio escolar de Iniciados Femininos, desta vez já em sistema de "escada", com as equipas dispostas por níveis de evolução, o que permitiu uma competição mais equilibrada. A comprovar este facto fica o registo de 7 partidas a terminar com a diferença mínima (2 pontos), deixando clara a tónica do equilíbrio competitivo.

Estiveram presentes 20 equipas, oriundas de 12 escolas, perfazendo um total de mais de 120 alunas, que emprestaram ao pavilhão da Escola Secundária Gago Coutinho, todo o seu "colorido" e alegria.

No final, mais uma vitória da equipa da casa, a Escola de Referência Desportiva "Alverca Volei" (ES Gago Coutinho) que, na série A (primeiros 5 classificados), somou 4 vitórias em outros tantos jogos. Em 2º lugar, manteve-se a equipa A da Escola EB23 dos Castanheiros (Caneças) e em 3º lugar ficou a ES Braancamp Freire (Pontinha). De referir ainda que os 3º, 4º - EB23 Aristides Sousa Mendes (A) e 5º - EB23 St.ª Iria (A), terminaram a prova empatados com 5 pontos, pelo que o desempate teve de ser feito pela contabilização e diferença do total de pontos marcados e sofridos, o que ditou, desta forma, a classificação final da Série A e a consequente "descida" da 5ª classificada para a Série B, no próximo encontro a 21 de Maio.

Na Série B (6º-10º), a equipa vencedora foi também encontrada através de desempate pela diferença de pontos marcados e sofridos, entre as equipas EB23 Ant.º Gedeão (A), EB23 Gaspar Correia (A) e EB23 Mário Sá Carneiro. Venceu, neste capítulo, a EB23 Ant.º Gedeão (A) com uma diferença de apenas 5 pontos para a equipa da Gaspar Correia e, assim, ascende à Série A, por troca com a EB23 St.ª Iria (A), como vimos acima.

Na Série C (11º-15º), venceu a EB23 Castanheiros (B), que ganhou os 4 jogos, logo seguida da EB23 Gaspar Correia (B) com menos um ponto. Sobe, assim, para a Série B, trocando com a EB23 Forte da Casa que, não apresentando o número mínimo de 6 alunas, obteve derrota administrativa em todas as partidas, na Série B.

Finalmente, na Série D  (16º-20º), a vencedora foi a equipa B da ERD "Alverca Volei", da ES Gago Coutinho, que bateu toda a concorrência, ascendendo, desta forma, à Série C, por troca com a EB23 Gen. Humberto Delgado que, à semelhança daquilo que aconteceu com a EB23 Forte da Casa, apresentou equipa incompleta.

domingo, 27 de março de 2011

Juvenis: vitória caseira sobre Académica

Mais uma vitória com sabor a pouco... A nossa equipa entrou desconcentrada e permitiu a cedência da mais um set, ontem, em casa, frente à Académica de Coimbra, começando por perder o set de abertura, por 22-25, complicando ainda mais as contas no que respeita ao quociente de sets.

Nos sets seguintes, regressando mais concentrado, o grupo inverteu a tendência inicial, vencendo os restantes sets, 25-12, 25-22 e 25-17, até ao 3-1 final, com que se concluiu a partida. Esperemos que estes momentos de "descontrolo" não venham a revelar-se demasiado penalizadores quando chegarmos à altura de fazer as contas do apuramento, que para já, se começam a adivinhar bastante complicadas, com tantas equipas a competir por apenas 6 vagas...

domingo, 20 de março de 2011

Juvenis: Nova vitória sobre GC Universal

Mais uma vitória e também mais um set cedido, numa competição onde se adivinha que o quociente de set's venha a ter uma importância decisiva... 

O jogo foi incaracterístico, com períodos de desconcentração de parte a parte, muitos erros, principalmente no serviço e ataque. Nos 2 primeiros set's o equilíbrio foi nota dominante, acabando sempre por terminar favoravelmente para as nossas atletas 25-22 e 27-25. O 3º set foi, mais uma vez, desastroso para a equipa da casa, que se apresentou desconcentrada e displicente, não sendo capaz de contrariar a iniciativa das nortenhas. Depois de se ver a perder por 10 pontos de diferença (9-19), ainda recuperou (17-21), dando ideia de que estava de regresso à discussão do parcial, no entanto, nova fase de instabilidade Alverquense, ditou a cedência do set. Finalmente, no 4º set, a nossa formação esteve sempre consistente, com um serviço agressivo, condicionou as opções de ataque adversário e conseguiu uma vitória fácil, por números esclarecedores (25-14).
 

sábado, 19 de março de 2011

Minivolei em GRANDE!

Decorreu hoje o 7º encontro de Minivolei do Circuito Regional "Prof. Ant.º Martins" e na 4ª participação da nossa equipa daquele escalão, mais uma vez, constatou-se a força da nossa formação que,  apenas em 4 meses de trabalho, conseguiu construir mais um grupo que se encontra, indubitavelmente, entre os melhores (senão mesmo o melhor) de todos os que competem neste Circuito Regional. 

Mais uma vez, a nossa equipa A venceu todas as partidas disputadas (ainda não conheceu a derrota, desde que começou a competir), com um sabor especial, ao vencer hoje, num jogo "electrizante" de emoção, com a formação do Colégio Marista de Carcavelos, a equipa mais forte que já enfrentámos até ao momento. Apesar das dificuldades, a nossa equipa demonstrou um grande espírito competitivo, "combatendo ferozmente" para impor a sua maior organização ofensiva  e convertendo-a nos pontos necessários para obter a vitória. Excelente a "GARRA", o EMPENHO, a CONCENTRAÇÃO e a DETERMINAÇÃO destas meninas que quando postas à prova, pela 1ª vez, muito seriamente, por uma formação extremamente forte, foram capazes de "bater o pé" e reclamar para si a vitória por 2 pontos de diferença (40-38).

Fantástica também a prestação das equipas B e C (pela 1ª vez levámos 3 equipas), que se bateram ao nível daquilo que são os pergaminhos  do seu jovem clube, jogando de forma organizada e intencional, vencendo as suas adversárias ou "vendendo cara a derrota", sempre com bom nível de jogo.

MUITOS PARABÉNS a todas pela evolução e crescimento técnico e não se esqueçam: No próximo encontro temos de estar ainda melhores e mais fortes... BOM TRABALHO!

Entretanto não esquecer que CONTINUAMOS EM CAPTAÇÃO de atletas para este grupo, por isso se és menina e nasceste entre 2001 e 1998, não percas mais tempo... JUNTA-TE A NÓS e vem ajudar-nos a formar mais uma equipa de CAMPEÃS...

Atletas convocadas: Suzie, Romi, Bia, "Melody", Gabi, Sofia, Ritinha e Leonor.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Iniciadas vencem na despedida do Nacional

No 3º encontro com a AD D. Carlos I, esta época, ficou mais uma vez clara a superioridade técnica da nossa equipa que, não obstante, havia perdido a 1ª partida, ainda no Campeonato Regional. Depois de, na 1ª Fase do Inter-Regional, termos vencido em Sintra por 3-1, voltámos a comprovar o diferencial, vencendo exactamente pelos mesmos números.

Os 1º e 2º sets foram disputados apenas até cerca dos 5 pontos, após o que as nossas atletas "fugiram" no marcador para vencer com margens confortáveis. No 3º set, a história foi diferente, com a formação Alverquense a deixar-se desconcentrar inexplicavelmente, perdendo pontos inacreditáveis, como serviços "por baixo" a cair directamente no solo ou impedindo o ataque eficaz da nossa equipa. Depois de alguns "ajustes" a equipa voltou à partida e, apesar de estar com uma desvantagem colossal (9-17), conseguiu igualar a 17-17, após o que regressou à apatia inicial, perdendo a oportunidade de terminar o Inter-Regional com um 3-0.

De volta à formação inicial, o 4º set tornou-se num autêntico "passeio", com a nossa equipa a bater as suas adversárias por números expressivos.

Seguem-se agora um conjunto de transformações neste grupo, que irão dar origem à preparação da época 2011/12, com a separação em 2 equipas: Iniciadas (futuras juvenis) e Infantis + Minis B (futura equipa de Iniciadas). Esta alteração terá reflexos também na estrutura de treinos e competitiva, uma vez que a participação no Torneio de Encerramento, será já conforme esta divisão de escalões.
 

domingo, 13 de março de 2011

Juvenis voltam a vencer após série "negra"

Após uma série demasiado penalizadora de resultados desfavoráveis, frente a adversários directos na "corrida" para a Fase Final (Caldas - 0:3 | Espinho - 0:3 | St.º Tirso - 2:3), com uma arbitragem altamente lesiva neste último encontro em St.º Tirso, finalmente a equipa regressou às vitórias, em casa, frente ao Vitória SC (Guimarães), por 3:1. O jogo foi marcado por um ascendente claro da nossa equipa, que controlou sempre os 2 set's iniciais, vencendo mesmo de forma bastante desequilibrada o 2º parcial.

O 3º set foi completamente diferente, uma vez que a nossa equipa optou por "rodar" as atletas menos utilizadas, opção pela qual pagou com a derrota no set. No 4º set, a equipa voltou "em força", no entanto, a atitude competitiva adversária, moralizada com a vitória no parcial anterior, foi bem mais difícil de ultrapassar e tornou-se necessário introduzir algumas alterações ao 6 inicial para finalmente se encontrar a "combinação vencedora".

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Minis A somam e seguem!

Ao contrário das suas colegas mais crescidas, as nossas Minis A continuam a "facturar"... Mais um torneio do Circuito Regional de Minivolei e mais um sucesso retumbante! Estivemos representados com 2 equipas e ambas foram colocadas na Série C! (incompreensivelmente, uma vez que a equipa A venceu todos os jogos no último encontro nesta mesma série e manteve-se nesta, enquanto 2 equipas a quem vencemos "subiram" para a Série B!!!).

Independentemente desta injustiça, as duas formações venceram todos os seus jogos frente às outras formações presentes, com a equipa B ("Melody", Sofia, Gabi e Rita) a perder apenas para a A (Suzie, Romi, Bia e Leonor), obtendo, desta forma, os 2 primeiros lugares da classificação na série. Estão, assim, as nossas mais jovens atletas, de parabéns por mais um fantástico resultado desportivo obtido no sábado, dia 26 de Fevereiro. De referir ainda mais uma estreia, desta vez para a Ritinha, que se portou à altura, apesar de ter feito apenas uma semana de preparação.

Iniciadas comprometem apuramento

Ontem em Belém, a nossa equipa de Iniciadas começou bem o jogo, dominando claramente o 1º set, com um jogo bastante consistente no serviço, que condicionou a organização ofensiva das adversárias. Infelizmente esta consistência não durou muito e, no 2º parcial a equipa passou de apenas 2 erros de serviço cometidos no 1º set, para 10, facto que, naturalmente, permitiu ao Belenenses ganhar alento e acreditar na possível inversão do resultado. A partir daqui, assistiu-se a um jogo num só sentido, com a equipa da casa a apresentar um empenho defensivo que deixava claras as suas aspirações ao apuramento. 

Por outro lado, a equipa Alverquense não demonstrava a mesma vontade de lutar pelos seus objectivos e, paulatinamente, foi vendo  as adversárias a distanciarem-se, tentando apenas a espaços e de forma inconsistente, voltar ao comando das operações, através do ataque, no entanto, por esta altura já o Belenenses estava muito focado na vitória e, com um esforço defensivo admirável, soube merecer a vitória final por 3-1, dando um passo de gigante em direcção à Fase Nacional.

De lamentar o que aconteceu no fim-de-semana anterior, quando o jogo entre CF Belenenses e AD D. Carlos I não se disputou, por falta de comparência da equipa visitante que, desta forma, condicionou inequivocamente todo o processo de apuramento em curso. LAMENTÁVEL, este género de atitudes continuar a acontecer no Voleibol a sul do Mondego!!!
 

Juvenis perdem jornada dupla

Foi muito duro o FDS para a nossa equipa de Juvenis, que tinha duas "provas de fogo" para superar. Ontem, num jogo extremamente desinspirado, perderam pela margem máxima (0-3) com o Sporting das Caldas, uma equipa com a qual jamais haviam saído derrotadas anteriormente, mas que vem construindo resultados surpreendentes no Nacional, esta época.

Hoje foi a vez de tentarem afastar o mau momento vivido na véspera, frente à forte equipa do Sporting de Espinho, que seguia a meio da tabela (8º lugar), com 3 derrotas em 7 partidas. O 1º set foi disputadíssimo até aos 18-18, altura em que as visitantes "fugiram" no marcador, colocando 3 pontos de distância que, apesar da tentativa de reacção do Alverca Volei, garantiram a conquista do parcial. Nos 2º e 3º set's, a estratégia do Espinho em atacar pela zona 4 tornou-se cada vez mais clara, explorando a diferença de estatura entre as suas atacantes e o bloco da atletas da casa. Apesar de alguns momentos em que as Alverquenses quase anulavam a vantagem do Espinho (quase sempre de 5 pontos), a inconsistência no serviço ou a superioridade ofensiva Espinhense sobre o bloco do Alverca, rapidamente repunham a diferença, pelo que não foi surpresa o desfecho final da partida (0-3).

Outros resultados: Espinho - 3:2 - Arcozelo | Ac. Coimbra - 0:3 - St.º Tirso | St.º Tirso - 3:0 - Vilacondense | Ala - 1:3 - CNG | Lusófona - 0:3 - CNG | Ac. Coimbra - 2:3 - Lusófona | Braga - 3:1 - Vitória | Braga - 3:0 - Sagrado | Vitória - 2:3 - Caldas | Arcozelo - 3:0 - Universal | Universal - 3:1 - Sagrado |

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FDS a transbordar de Voleibol


Inicia-se amanhã, dia 26 de Fevereiro, um fim-de-semana alucinante, com todas as nossas equipas a disputarem jogos importantíssimos para as suas aspirações... 

As primeiras a entrar em acção serão as nossas Minis A, com a participação no 5º Encontro do Circuito Regional de Minivolei, que decorrerá, como é habitual, no Externato Marista de Lisboa, a partir das 9h20. Após os sucessos das duas jornadas anteriores, a "escalada" das nossas equipas na classificação, determina a ascensão a um patamar de dificuldade superior e, naturalmente, a um nível de exigência mais elevado, o que proporcionará uma evolução técnico-táctica cada vez mais pronunciada.

Ainda no sábado de manhã, será a vez das Juvenis terem o seu primeiro "teste" do FDS, frente a uma equipa (Sp. Caldas) que está a causar alguma "sensação", mantendo-se teimosamente nos lugares dianteiros da classificação geral, ocupando mesmo, no momento, a 1ª posição (com mais um jogo). Será, com certeza, um jogo a acompanhar com bastante atenção, pelas 11h, na ES Gago Coutinho, ou não se tratasse de uma partida entre 1º e 3º classificados.

No mesmo dia, pelas 16h30, teremos mais uma "final" para as Iniciadas, (Belenenses) desta vez num jogo de carácter decisivo, entre os 2 (teoricamente) principais candidatos à última vaga disponível para a Fase Nacional... A partida será disputada na "casa" das adversárias e o vencedor fica com o "bilhete" praticamente na mão para prosseguir em prova.

Finalmente, depois de um dia de sábado absolutamente "louco", virá, no domingo, o 2º jogo da equipa Juvenil, com o confronto com outra formação que dispensa apresentações no panorama do Voleibol Nacional. A partida com o Sp. Espinho terá inicio pelas 16h, também na ES Gago Coutinho.

Boa sorte a todas as nossas atletas e muita GARRA, porque com uma atitude vencedora podemos ter muitas alegrias, este FDS! Aos nossos sócios, amigos, familiares e simpatizantes, pedimos a vossa colaboração, estando presentes para dar APOIO INCONDICIONAL às nossas equipas!
 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Captação Minivolei continua a decorrer!

Apesar de a nossa equipa de Minivolei estar a evoluir "de vento em popa", como podem testemunhar pelas notícias aqui apresentadas, com vitórias sucessivas nos Torneios da Associação de Voleibol de Lisboa, queremos relembrar que A CAPTAÇÃO CONTINUA A DECORRER

Portanto, se nasceste em 1998, 1999, 2000 ou 2001, não percas mais tempo! Junta-te a nós, e vem aprender a jogar Voleibol  e a divertir-te connosco nesta viagem fantástica que estamos agora mesmo a começar... Vem fazer parte de mais uma equipa vencedora do CD Alverca Volei. 

Os treinos são às 2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feiras, das 18h45 às 20h00. Aproveita a oportunidade e traz as tuas amigas... Estamos à vossa espera!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Iniciadas passam à justa na "1ª Final"

Iniciou-se hoje a primeira de três jornadas decisivas para as nossas Iniciadas que, para obterem o "último bilhete" disponível para a Fase Nacional, terão de conseguir o 1º lugar entre as 4 equipas que disputam esta vaga.

O jogo de hoje foi realizado em Cascais e teve a duração de mais de 2 horas, numa partida em que a nossa equipa teve imensos altos e baixos, começando bem, mas depois, permitindo que a falta de atenção lhes roubasse a dianteira e também a segurança necessária para cumprir a sua missão. Depois de conquistar o 1º set, a equipa assistiu às adversárias a "fazer pela vida", enquanto as nossas meninas se deixavam afundar em erros sucessivos, que permitiram a reviravolta no marcador. 

A perder por 1-2, esperava-se uma reacção imediata  por parte das Alverquenses, no entanto, apesar de alguma melhoria nos níveis de empenho, a concentração não era ainda suficiente para inverter o rumo dos acontecimentos e apenas na ponta final do set, foi possível assistir-se à determinação que conduz às vitórias e assim, arrancado "a ferros", surgiu o empate que transferia tudo para a "negra", onde estaria em causa não somente a vitória no jogo, mas também todas as aspirações ao apuramento para o Campeonato Nacional.

O 3º set teve contornos diferentes dos restantes, com a nossa equipa a demonstrar finalmente aquilo que pretende e a apresentar-se com o espírito de conquista necessário para fazer os sonhos tornarem-se metas palpáveis e não apenas esperanças vãs. No final, uma vitória "suada" por 3-2, que mantém a equipa na corrida... ainda que com uma "(des)ajuda" inesperada, proveniente do próprio "banco"... ("private joke"). 

Muito bem, meninas, esperemos que tenham entendido que para se alcançar, é imprescindível estar-se disposto a lutar até às últimas consequências... "deixar a pele em campo"!!!