segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Juvenis e Juniores voltam a falhar

Este foi mais um fim de semana terrível para as nossas equipas mais "graúdas", a confirmar o mau momento que ambas as equipas atravessam. As Juvenis, de novo sem a sua capitã, impedida de dar o seu contributo à equipa, ainda sem as atletas lesionadas e com mais algumas baixas por ausência durante o período do Carnaval, deslocaram-se ao terreno de uma das suas adversárias directas, a Académica de Coimbra, que vinha também obtendo resultados negativos, encontrando-se em último lugar na classificação geral. O jogo começou mal para a nossa equipa que, com demasiados erros de serviço, comprometeu cedo a hipótese de vencer o set de abertura, perdendo por 15-25. No 2º set, um nível de concentração superior ao nível do serviço proporcionou-nos uma vantagem que parecia tranquilizadora (19-14), no entanto, para espanto geral, dois erros de ataque consecutivos deitaram por terra a confiança alcançada e, mesmo com 23-21, não fomos capazes de finalizar o set, acabando por perder por 23-25. O 3º parcial foi muito idêntico ao anterior, com a equipa a ganhar ascendente e a conseguir uma vantagem de 5 pontos (16-11), que não conseguiu segurar, com uma espiral de erros sucessivos, desacreditando completamente e desistindo da partida sem luta... Derrota por 20-25 no set e 0-3 no jogo, que é bastante penalizadora para as nossas contas, já bastante complicadas, depois dos resultados anteriores.


Quanto às mais velhas tiveram uma deslocação a Guimarães, para defrontar o Vitória local que também se encontrava em "maus lençóis", após três derrotas consecutivas. Num péssimo jogo para a nossa equipa que, sem ambição de vitória, praticamente hipotecou as suas possibilidades lutar pelo apuramento com uma derrota duríssima (0-3) por números muito pesados (12-25 ; 20-25 ; e 12-25).
  

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Juvenis: vitória sobre Boavista

Ontem, finalmente deu-se o regresso às vitórias, por parte da nossa equipa de Juvenis que, vinha atravessando uma fase muito complicada, após o apuramento na primeira posição da sua série, na 1ª Fase do presente Campeonato Nacional. As lesões afastaram 3 das suas atletas mais influentes e a equipa ressentiu-se muito da situação. No entanto, em tempos de "vacas magras" devemos aproveitar para crescer, porque só assim podemos fazer face às adversidades e dar a volta por cima. Desta vez, com a ausência de mais uma das nossas distribuidoras (apenas uma disponível), mas com o regresso da capitã e mais algumas alterações à estrutura da equipa, fomos capazes de realizar uma exibição mais consistente e encontrámos mesmo a solução para a partida na qual uma vitória era fundamental para mantermos aspirações ao apuramento, mas principalmente, para mantermos a motivação no seio do grupo.

Desde o início do jogo constatámos que era possível vencer e alcançar os 3 pontos, uma vez que a equipa se encontrava a competir de forma descomplexada e confiante, apesar das alterações recentes à disposição das atletas em campo (Catarina Oliveira a jogar como Oposta, depois de ter passado pela zona 4, nas semanas anteriores). O 1º set foi muito equilibrado, com as nossas meninas a conseguirem uma ponta final arrebatadora que virou o set e colocou o resultado em 1-0, com um suadíssimo 27-25. Com o 2º set o equilíbrio  continuou nota dominante mas, desta feita, foi a vez das Boavisteiras terminarem melhor e empatarem o marcador com 25-22. No 3º set constatámos o crescimento da equipa a todos os níveis e, após a derrota no set anterior, assistimos a uma exibição irrepreensível que colocou o resultado em 24-10. Nesta fase, alguma desconcentração e um pouco de excesso de confiança levaram as adversárias a fazer 5 pontos consecutivos, com as nossas meninas a comprometer um pouco a prestação anterior e a fechar o parcial em 25-15. Esperávamos, naturalmente, a reacção das meninas do Porto e foi o que aconteceu, o que veio trazer maior interesse à partida e obrigou as nossas atletas a lutar muito para conseguir alcançar os 3 pontos. Nesta altura a Catarina surgiu extremamente forte e motivada no ataque, solicitando bolas à sua distribuidora, que a foi servindo sempre, manifestando total confiança na sua finalização e essa confiança foi recompensada com ataques decisivos que nos deram a vantagem no marcador e nos conduziram à vitória por 25-22 no set e 3-1 no jogo, que nos trouxe os 3 primeiros saborosos pontos no campeonato nacional.
   

Juniores perdem com Leixões

No dia 18, pelas 15h, a nossa equipa Júnior recebeu o Leixões SC, em jogo a contar para a 3ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional. A equipa encarou o jogo frente às actuais líderes do campeonato com algum nervosismo que acabou por se traduzir numa apatia inicial colectiva e que conduziu o grupo a uma derrota dura no 1º set (13-25). No 2º set, uma atitude um pouco mais desinibida trouxe um pouco mais de equilíbrio, no entanto, o excesso de erros no serviço, na recepção e no ataque, conjugados com a ausência de bloco em demasiadas ocasiões, determinou mais uma derrota, desta vez por 19-25. O 3º set foi o mais equilibrado, com a nossa formação a conseguir dominar várias sequências da partida, após uma alteração importante que dotou a equipa de uma superior capacidade ofensiva, obrigando as adversárias a trabalhar muito a nível defensivo para superar as dificuldades provocadas pelo nosso ataque de zona 4. Entretanto, a perder por 22-23, um erro de serviço colocou-nos numa posição muito delicada e, numa tentativa desesperada de virar o jogo aos 23-24, um ataque forçado não foi capaz de superar o altíssimo bloco adversário, que terminou o set pela margem mínima (23-25). Mais uma derrota pesada por 0-3, mas assistimos a um 3º set com muito mais qualidade e soluções de gestão da equipa muito mais vantajosas a nível ofensivo, rentabilizando ao máximo as qualidades das nossas atletas mais eficazes. Aguardamos para ver, em próximas partidas, a evolução destas soluções e a exploração das variantes que podem ser introduzidas a partir daqui. Ao trabalho, meninas!
   

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Iniciadas perdem na "negra"

As nossas Iniciadas estão a crescer a nível técnico-táctico e isso é visível nas várias fases de jogo e na organização táctica em campo. O jogo de hoje, com a Pedro Eanes Lobato permitiu mais uma vez esta constatação. No entanto, a equipa exibe ainda um nervosismo demasiado exacerbado em competição, o que a leva a errar de forma a comprometer o avolumar da vantagem conseguida em momentos de ascendente. No 1º set, as nossas atletas não conseguiram descolar no marcador, precisamente por este motivo, acabando por perder o parcial na ponta final, com erros não provocados. Os 2º e 3º sets foram completamente diferentes, com o grupo mais confiante e a garantir uma vantagem tranquilizadora que, apesar de alguns momentos de descontrolo, após um ou outro lance mal resolvido, permitiu a conquista dos parciais com algum à vontade.
Com o jogo em 2-1, regressa ao campo a 1ª formação e, quando se esperava a vitória no jogo, eis que 3-4 jogadas mal conseguidas pela nossa equipa, logo no início do set, levam consigo toda a concentração e, em sequência e, com resultados muito mais gravosos, toda a ambição, levando o grupo a baixar completamente os braços. Daqui em diante, só uma equipa se encontrava em campo, com as nossas meninas a aguardar apenas pelo penoso final da partida, com o resultado final de 3-2 para as meninas da margem sul.  
  

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Juniores e Juvenis continuam a zeros...

Mais um fim-de-semana duro para as nossas equipas no Nacional... Juniores e Juvenis tiveram jogos complicados onde prometeram à partida, comprometendo no final.

As mais novas deslocaram-se até à Nave Desportiva de Espinho para defrontar o Sporting local, em mais um jogo que se afigurava demasiado exigente para a nossa fragilizada formação, a disputar um Campeonato Nacional privada de 3 das suas atletas mais influentes. Ainda assim, a equipa entrou bem na partida, a jogar desinibida e a equilibrar as contas com a sua adversária, colocando alguma incerteza no resultado até aos 15 pontos, altura em que, a maior estatura e experiência das Espinhenses estabeleceu a diferença e determinou a vitória no parcial. Daqui em diante, inexplicavelmente, a nossa equipa desistiu completamente do jogo, perdendo os dois sets seguintes, sem luta, sem chama, sem ambição...

Quanto às mais velhas, recebiam em casa as suas bem conhecidas adversárias do SC Braga e, apesar de terem dominado a partida durante largos períodos do jogo, na recta final, as suas oponentes foram sempre mais eficazes, conseguindo levar para Braga os 3 pontos e uma vitória sem sets sofridos, deixando a nossa formação ainda sem pontuar, na 2ª jornada da 2ª Fase do Nacional de Juniores Femininos.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Iniciadas perdem 2º jogo no Inter-Regional

Jogou-se hoje a 4ª Jornada (atrasada) do Inter-Regional de Iniciadas, frente ao GD Sesimbra e, infelizmente, voltámos a entrar na partida já derrotados sob o peso da ausência de várias atletas que, numa equipa curta, dita uma sina já por demasiadas vezes experiênciada na presente época e que é a da derrota administrativa por incumprimento do mínimo de jogadoras... 
Entretanto o jogo começou muito mal, com a equipa a não conseguir acertar a recepção e, com isso, a sofrer uma derrota pesada no 1º parcial. Os 2º e 3º sets foram bastante melhores e as nossas meninas, apesar de não conseguirem vencer os parciais, demonstraram um voleibol muito mais desenvolvido, tendo dominado a partida por várias vezes (levando os adversários a esgotar os tempos mortos), faltando-lhes apenas mais consistência técnica nas várias acções de jogo e um pouco mais de atitude competitiva (principalmente a nível defensivo) para poderem ser capazes de capitalizar estes ascendentes e vencer partidas.
   

Juvenis vencem Série A no Desporto Escolar

Hoje disputou-se o 2º encontro da Série A da Fase Local do Desporto Escolar e a nossa equipa, mais uma vez, cumpriu a sua obrigação, vencendo com facilidade todas as partidas pela margem máxima, tal como já havia acontecido no primeiro encontro. Desta vez, disputámos apenas duas partidas, uma vez que a 2ª classificada do torneio anterior (ES Forte da Casa) não compareceu... 

A próxima fase será a Meia-Final e Final da nossa Coordenação Local do Desporto Escolar (Loures-Odivelas-Vila Franca de Xira), onde começaremos por defrontar a 2ª classificada da Série B, no jogo que, em caso de vitória, dará acesso à disputa da Final que, por sua vez, nos possibilitará lutar por um lugar na Final Regional da DRELVT.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Juvenis e Juniores perdem no Castêlo

Ontem foi dia de viagem para as nossas equipas de Juvenis e Juniores, que se deslocaram até ao concelho da Maia para jogar com as actuais campeãs nacionais do Castêlo da Maia GC, em jogos a contar para as 2ª e 1ª jornadas da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juvenis e Juniores, respectivamente. Previam-se, portanto, muitas dificuldades para ambas as equipas, principalmente para as mais novas, com várias das suas atletas mais influentes afastadas da competição devido a lesão, e ainda com a ausência de mais algumas que manifestaram indisponibilidade para a deslocação. Assim, com muitas limitações a nível de plantel, a tarefa, já por si complicada, atingia contornos que retiravam quase completamente a pressão competitiva. A equipa encontrou sobretudo imensas dificuldades na recepção, o que impossibilitou a acção de ataque e, desta forma, possibilitando o domínio da partida por parte das adversárias que venceram naturalmente por 3:0.

Seguiu-se o jogo das Juniores que, com mais argumentos para discutir a partida, infelizmente manifestaram dificuldades inaceitáveis na recepção e várias falhas na acção de bloco, o que, a este nível, se paga muito caro. Apesar de ao nível da "defesa baixa" a equipa ter correspondido, a ausência do bloco impedia a correcta organização da acção ofensiva, uma vez que as adversárias atacavam sem quaisquer limitações. Este facto, aliado à fraca prestação na recepção, que inviabilizava o side-out, foi determinante para resultado final: derrota por 3:0.

Detectados os problemas a corrigir, agora é colocar mãos à obra para que melhoremos esses aspectos e obter resultados mais positivos já na próxima jornada.