segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Juvenis perdem com Sesimbra

Disputou-se ontem a 1ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Juvenis e a nossa equipa, desfalcada de 3 das suas jogadoras mais utilizadas (Maggie, Jéssica Loureiro e Marta Costa), entre as quais a capitã de equipa e a distribuidora habitual, sentiu enormes dificuldades numa partida bem disputada até metade do 1º parcial. Daí em diante, as insuficiências tecnico-tácticas avolumaram-se e, conjugadas com a descrença na possibilidade de se obter um melhor resultado, conduziram a uma derrota pesada, expressa em números muito penalizadores. Tendo em conta que todas as atletas indisponíveis (por lesão ou recuperação de cirurgias) irão continuar ausentes por mais algumas partidas, a atitude da equipa deverá obrigatoriamente ser corrigida, uma vez que, sem determinação, dificilmente poderemos competir nesta fase tão exigente da prova... Não valorizemos tanto o número de vezes que caímos, mas sim a forma como nos reerguemos após a queda!!! Só assim podemos tornar-nos melhores.

Juvenis vencem 1º Encontro do D.E.

No sábado passado teve início a Fase Local (Lisboa Oriental) do Desporto Escolar e, na Série B, a nossa equipa não teve muita dificuldade em bater todas as suas adversárias pela margem máxima (2:0). ES Alves Redol (Vila Franca de Xira), ES Forte da Casa e ES S. João da Talha foram as escolas que, além da nossa, participaram no encontro e o jogo mais interessante foi o que opôs a ERD Alverca Volei à ES Forte da Casa onde alinhavam algumas atletas e ex-atletas do CD Alverca Volei.

Segue-se a 2ª ronda, desta feita na ES Gago Coutinho, a 11 de Fevereiro, onde apostamos no apuramento para a Final Local que colocará em confronto as 2 primeiras classificadas das duas séries (A e B).
  

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sorteio 2ª Fase Juniores Femininos


Teve ontem lugar, no Porto, o sorteio da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Juniores Femininos, para a qual, como é sabido, a nossa equipa Júnior se encontrava apurada, após a obtenção do 1º lugar na Série E (Zona Centro - Coimbra!!!). Foram constituídas dois grupos, A e B, de 5 equipas cada, que jogarão dentro da sua série a 2 voltas e apenas a uma volta com as equipas da outra série, sendo estabelecida uma clasificação única.

A nossa equipa ficou colocada no Grupo B, juntamente com Castêlo da Maia, SC Braga, GC St.º Tirso e Lusófona VC. Todas estas equipas jogarão a uma volta com o Grupo A, constituído por Leixões SC, Vitória SC, Colégio N.ª Sr.ª do Rosário, AD Marista e CN Ginástica.

Ficarão apuradas para a Final Nacional as 7 melhores classificadas desta fase.

Pré-calendário já disponível no Separador "Juniores" (ainda provisório - jogos a marcar oportunamente)
 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Iniciadas perdem em Cascais

Depois das duas vitórias nas primeiras jornadas do Campeonato Inter-Regional, a nossa equipa de Iniciadas deixou uma fraca imagem de si própria na deslocação a Cascais, no jogo mais complicado desta fase, perdendo pela margem máxima e com uma prestação "descolorida" e sem ambição, arrastando-se literalmente até ao final da partida que chegou como um alívio para tão fraca exibição.

O jogo começou equilibrado e, no início, nada apontava para aquilo que depois viria a suceder. Conseguimos mesmo uma pequena vantagem, que viriamos a perder, recuperámos novamente e, aos 14-15, obrigámos os adversários a pedir um desconto de tempo. Depois disto, nada voltou a ser idêntico, com a equipa a deixar-se desconcentrar e a permitir o aumento de confiança das adversárias, que aproveitaram para subir no jogo e fechar com 25-16, com a nossa equipa a estagnar completamente, fazendo apenas 2 pontos enquanto as meninas de Cascais marcavam 10!

O 2º set não foi melhor, com a equipa a revelar falta de ambição e pouca vontade de lutar contra a maré que a conduzia precipitadamente para a derrota e o parcial terminou com 25-17 para as visitadas. O 3º e último set foi ainda mais deprimente, terminando, sem luta, aos 25-10, resultado que espelha bem a determinação com que a equipa não jogou... Atitude a rever COM URGÊNCIA!!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Nacional de Juvenis - 2ª Fase - Sorteio

Decorreu na 4ª feira passada, o sorteio da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Juvenis Femininos, cuja 1ª jornada arrancará no fim de semana de 28/29 de Janeiro. Neste sorteio, as 10 equipas apuradas da fase anterior, constituirão 2 séries (A e B) e jogarão entre si, a 2 voltas dentro da série e a uma volta com as equipas da outra série. A nossa equipa, apurada em 1º lugar na Série D da 1ª Fase, jogará assim a duas voltas com Castêlo da Maia GC, Leixões SC, Boavista FC e GD Sesimbra, fazendo apenas um jogo com SC Braga, SC Espinho, CD Fiães, Ac. Coimbra e Lusófona VC.

Apuram-se para a Final Nacional, as 6 melhores classificadas destas 10 equipas, a que se juntam as representantes da RA Madeira e RA Açores, num total de 8 equipas, em sistema de play-off (Quartos-de-final, Meias-finais e Final).

Pré-calendário já disponível no Separador "Juvenis" (ainda provisório - jogos em marcação)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Inter-Regional: Iniciadas continuam a vencer

No passado domingo, dia 15 de Janeiro, as nossas Iniciadas receberam e venceram o 2º adversário no Campeonato Inter-Regional, o CR Piedense, por 3-2.
O jogo foi equilibrado, com a nossa equipa ainda em adaptação ao novo sistema de jogo, o que exige maior concentração a nível táctico, notando-se ainda algum nervosismo conducente ao erro técnico não provocado. E isto mesmo foi o que determinou a derrota no final do 1º parcial, com as adversárias a vencer por 26-24. O 2º set foi muito mal jogado por parte da equipa da casa e a derrota (20-25) colocava-nos em "maus lençóis", com 2 sets de desvantagem para anular.
Entretanto, a melhoria da acção de serviço (muito fraca nos primeiros sets), trouxe uma maior tranquilidade ao jogo da equipa e, com isto, fomos crescendo na partida, desequilibrando a contenda a nosso favor, para não mais largar o controlo, vencendo os 2 sets seguintes (25-10 | 25-20) e empatando a partida a 2-2.
Na "negra" o nervosismo inicial conduziu a uma sucessão de erros de serviço de parte a parte, com a nossa equipa a atingir a mudança de campo com apenas um ponto de vantagem (8-7). Na segunda metade do 5º set, as nossas meninas acertaram as acções de serviço e de ataque, onde vinham concedendo demasiados pontos a favor da equipa adversária, logrando atingir uma vantagem preciosa que lhes permitiu acalmar e controlar o set até aos 15-10 finais.
Somou-se, desta forma, a 2ª vitória em outros tantos jogos, o que nos coloca em boa posição para a próxima partida, no dia 22, em Cascais, naquele que será provavelmente o jogo mais exigente desta fase.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Desporto Escolar arranca para Iniciadas

Disputou-se hoje, na EB23 Gen. Humberto Delgado, o primeiro encontro do Desporto Escolar para o escalão de Iniciadas. A nossa equipa, com a participação de 3 atletas de idade de minivolei (estreia absoluta da Maria Inês Silva) portou-se à altura, vencendo todas as suas adversárias (5) até atingir a final do torneio, que disputou contra as suas colegas de equipa (federada) da EB23 Aristides de Sousa Mendes.

Este jogo, como se previa e desejava, foi muito bem disputado e sempre equilibrado, apesar da diferença na média de idades e alturas que dava vantagem às também nossas meninas da Póvoa de St.ª Iria. Aproveitando bem alguns momentos de desconcentração no serviço e recepção, estas alcançaram uma pequena vantagem que foi suficiente para ir gerindo até final do jogo, que terminou com apenas 4 pontos de diferencial (22-26), naquele que foi, sem dúvida, o jogo mais interessante do encontro, do ponto de vista técnico, ou não se tratásse da final do torneio.

Parabéns a todas as nossas atletas, quer às que jogaram de "laranja", representando a ERD "Alverca Volei" e ficaram em 2º lugar, quer àquelas que,vencendo o torneio hoje em representação da sua escola, alinharão amanhã de laranja, com o símbolo "Alverca Volei" ao peito! Parabéns também para a Maria pela sua estreia fantástica, momentos sempre inesquecíveis na vida de uma atleta...
  

domingo, 8 de janeiro de 2012

Iniciadas vencem Belenenses

Hoje foi dia de estreia no Campeonato Inter-Regional para as nossas Iniciadas, que se deslocaram a Algés para defrontar o Belenenses em jogo a contar para a 1ª jornada da Série B daquela competição. Finalmente com a equipa completa, apesar da lesão da Sara Cardoso, pudemos disputar a partida sem condicionamentos regulamentares. O 1º parcial foi muito complicado para a equipa que, a estrear uma organização ofensiva nova, se viu em dificuldades acrescidas e a desorientação táctica conduziu à derrota por números expressivos (13-25).

No 2º parcial, com as minis em campo, regressámos ao sistema antigo e a equipa, mais estável, foi capaz de acalmar, empatando a partida (25-19), principalmente tirando partido do forte serviço da Leonor Porto que, finalmente, conseguiu acertar a técnica e garantir uma vantagem tranquilizadora. O set seguinte
teve rumo identico, desta vez com uma série de serviços protagonizados pela Nádia Fernandes e Ana Rita Branco que, aliados à boa prestação defensiva, conduziram a equipa para a vantagem de 2-1 com outro 25-19.

O 4º set viu regressar ao jogo a formação inicial e o sistema ofensivo mais complexo. Desta vez, com a equipa mais tranquila, foi possível ultrapassar a desorientação inicial e estabilizar o novo sistema, que ainda necessita de "rodagem" para ser completamente assimilado. Entretanto, a nova organização trouxe uma melhoria dos processos tanto ofensivos como defensivos, o que permitiu a conquista do 4º set e, consequentemente, da partida, por 3-1 (25-15).

Juvenis apuradas, Juniores vencem Pombal

Ontem as nossas equipas Júnior e Juvenil deslocaram-se a Pombal e Cernache, respectivamente e, apesar de jogarem ambas com as últimas classificadas da sua série, tinham tarefas bem distintas: enquanto as juniores, já apuradas, jogavam com a modesta formação do ND Pombal, sem quaisquer argumentos técnicos para causar dificuldades às nossas atletas que venceram sem surpresa, confirmando o pleno de vitórias, as Juvenis viam-se na obrigação de vencer o CAIC pela margem máxima e ainda aguardar pela perda de um set por parte do Filipa de Lencastre.
Este jogo foi marcado pela mediocridade técnica e também pela fraca atitude competitiva da nossa equipa que, de forma inexplicável, actuou de forma displicente e sem "chama", muito longe da exibição aguerrida que haviamos assistido na última partida, frente ao Colégio Sagrado Coração de Maria. O marcador esteve sempre equilibrado, com a nossa equipa a não conseguir "descolar" ou quando conseguia, logo entregava a vantagem obtida com erros não provocados, quer no ataque, quer no serviço. Entretanto, na ponta final dos sets, foi mais forte, logrando cumprir o seu objectivo de vencer por 3-0 com os parciais de 25-21, 25-22 e 25-18.

No final da partida, chegava a notícia da vitória do Sagrado Coração de Maria sobre o Filipa de Lencastre que, conjugada com a nossa vitória, nos garantiu o apuramento para a 2ª Fase.

PARABÉNS, mas agora há que rever a atitude porque, na próxima fase, este nível exibicional não nos trará nada de positivo... Segue-se uma semana de folga competitiva para reorganizar e recuperar algumas atletas fisicamente inferiorizadas por lesões inoportunas.