domingo, 29 de maio de 2011

Juvenis em 7º falham Final Nacional por quociente de sets...

Depois da brilhante conquista do título nacional no Desporto Escolar, no passado fim-de-semana, as nossas juvenis, desgastadíssimas, jogaram ainda uma partida importantíssima, ou não fosse a penúltima jornada frente a outro adversário directo na corrida ao apuramento, o Sp. Espinho. A nossa equipa lutou para alcançar a vitória mas, em desigualdade física após 4 jogos em 48 horas, viu as suas adversárias atingir a parte terminal dos set's (muito equilibrados) com outra frescura, que foi determinante para decisão da partida. No final, o resultado de 1-3 foi o melhor que as nossas atletas conseguiram arrancar em Espinho, com um título na bagagem...

Este sábado era o dia de todas as decisões e as nossas atletas tinham a missão de ir a Guimarães vencer o Vitória e aguardar os outros jogos, principalmente o disputado entre SC Braga e SC Arcozelo, cuja derrota deste último, daria o apuramento da nossa equipa. Tudo correu pelo melhor no Minho e as nossas juvenis bateram o Vitória por 3-0, beneficiando ainda da vitória do Braga sobre o Arcozelo, também por 3-0.

Com esta conjugação de resultados e visto que a Madeira não inscreveria a sua equipa, teríamos atingido a qualificação para a Final, em 7º lugar. Entretanto, soube-se hoje, dia 31 de Junho, que a equipa Madeirense sempre será inscrita, ao contrário do que estava previsto, pelo que a nossa equipa se vê arredada da referida Final, com os mesmos pontos do 6º e último apurado (GC Vilacondense), mas com pior quociente de sets...

Enfim, novidades muito dolorosas, mas esperemos que possamos aproveitar o ensinamento a retirar das coisas menos positivas para mais tarde evitar repetir os mesmos erros, até porque a partir do próximo ano, os sets também pontuam!...

Infantis perdem em casa

Este sábado, as nossas Infantis/Minis estrearam mais 3 jogadoras no Torneio de Encerramento (Melissa, Xana e Ana Rita), numa equipa que já tem quase mais minis do que Infantis... No plano formativo tem sido uma excelente oportunidade para dar "experiência" às mais novas e às mais recentes atletas do nosso clube. É claro, que, por vezes, paga-se a formação com os resultados e a verdade é que desta vez, frente ao Colégio S. João de Brito, a derrota foi inevitável, mas o mais importante é que estamos a preparar para o futuro mais atletas que prometem vir a tornar-se muito influentes... Assim continuem a trabalhar com muito empenho e dedicação!

Minis A: último encontro do Circuito Regional em 4x4

Ontem, num dos campos relvados do CF "Os Belenenses", decorreu o 9º e último encontro do Circuito Regional de Minivoleibol "Prof. Ant.º Martins", e foram inscritas duas equipas. Uma, no escalão de Minis A, teve a estreia da nossa mais recente atleta mini (a Dany) que, com apenas 2 semanas de treino e acompanhada pela Sofia e pela Ritinha, aproveitou para aprender bastante e evoluir no caminho para um futuro bastante risonho na modalidade. Bem-vinda, Dany! A equipa foi "repescada" para a Série A, por falta de comparência de uma das outras equipas e viu-se na contingência de, sem as atletas mais experientes (a jogar 4x4), ter de enfrentar equipas com mais tempo de trabalho, no entanto, deram uma excelente réplica, chegando mesmo a vencer a partida de definição dos 3º e 4º lugares, concluindo assim a prova com uma vitória saborosa num jogo extremamente disputado, frente à equipa B dos Maristas.

Quanto à equipa inscrita no quadro de Minis B, teve várias estreias: as 4 Minis B (Sara, "Katrina", Melissa e Carol) convocadas jogaram pela primeira vez neste Circuito e as 4 Minis A (Suzie, "Melody", Leonor e Bia) jogaram pela 1ª vez no escalão B, na variante de 4x4. Os resultados foram muito bons, já que a equipa venceu 3 dos 4 jogos disputados, perdendo apenas a 2ª partida, por números muito próximos.

Parabéns, mais uma vez a todas e, especialmente às estreantes, que se portaram "à altura"...

domingo, 22 de maio de 2011

ES Gago Coutinho Campeã Nacional

...E já está!!!

A Escola de Referência Desportiva "Alverca Volei" da E.S. Gago Coutinho é CAMPEÃ NACIONAL de Juvenis Femininos no Desporto Escolar...

Depois de ontem à tarde terem garantido a 2ª presença consecutiva na Final Nacional, hoje, frente à Escola de Referência Desportiva de Lamaçães - Braga, as nossas atletas conseguiram atingir o ponto mais alto do Voleibol Nacional a nível escolar... Venceram por 3-1, num jogo que teve muitas fases de oscilação, com uma vitória no 1º set, o qual controlaram desde cedo, atingindo uma vantagem de 6 pontos (15-9) que foram controlando até aos 20, altura em que, com alguma sobranceria, entregaram o comando às adversárias que, por sua vez, não se fizeram rogadas e quase invertiam o resultado.

No 2º set, a tendência continuou e foi sem surpresa que vimos a formação Bracarense vencer por números expressivos. Em seguida assistimos a um set equilibrado que se tornou num jogo de nervos na sua parte terminal, com o Lamaçães a destacar-se perigosamente, chegando aos 23-19. Entretanto, a reacção Alverquense fez-se sentir e as meninas de Braga "abrandaram". Em seguida, embora as minhotas tenham tido uma bola de set aos 24-23, as nossas atletas fecharam com 26-24, fazendo o 2-1.

O último set foi totalmente dominado pela ERD Alverca Volei, que adquiriu uma vantagem confortável logo ao início da partida, o que lhe permitiu controlar serenamente o desenrolar do parcial até ao ponto final, sagrando-se assim, pela 1ª vez, CAMPEÃ NACIONAL de Voleibol no Desporto Escolar!!!

Parabéns a todos aqueles que, de alguma forma contribuiram para este feito, parabéns a todos os familiares, adeptos e amigos de todas as atletas desta casa... São todos CAMPEÕES!!!

Segue-se agora a representação Nacional nos jogos da FISEC, este ano a decorrer em Lisboa (Estádio Universitário), entre 6 e 10 de Julho próximo...

sábado, 21 de maio de 2011

Juvenis finalistas no Nacional do Desporto Escolar

Pelo segundo ano consecutivo as nossas Juvenis encontram-se a disputar a Final Nacional do Desporto Escolar, desta vez em S. João da Madeira. A prova começou na sexta-feira, dia 20 de Maio, com a nossa equipa a vencer a representante da Direcção Regional de Educação do Algarve. 

Já hoje, pela manhã foi a vez de a levarmos de vencida a aguerrida representante da DREC (Agrupamento Escolas Gândara-Mar - Tocha), garantindo assim o acesso à meia-final, disputada à tarde, frente às nossas bem conhecidas adversárias do Colégio Sagrado Coração de Maria.

O jogo não nos correu muito bem de início, com a nossa equipa a perder o 1º set, mas tudo regressou à normalidade e a equipa deu a volta ao resultado, vencendo a partida e alcançando assim a final da prova, pelo segundo ano consecutivo.

Amanhã, pelas 11h00, será disputada a grande final, com as nossas também "velhas" conhecidas da ERD de Lamaçães (Braga), uma partida que se prevê bastante disputada e de onde sairá a Campeã Nacional 2010/11. Transmissão online em: http://www.eventos-dren.org/

Força meninas, Vice-campeões já fomos... agora queremos MAIS!!!

Desporto Escolar: Iniciadas vencem 4º Encontro

Decorreu hoje o 4º Encontro de Voleibol do Desporto Escolar (Zona Lisboa Oriental) no escalão de Iniciados Femininos e mais uma vez as nossas equipas tiveram prestações de relevo, vencendo todas as partidas nas suas séries. Assim sendo, a equipa A abre 3 pontos de vantagem para as segundas classificadas da Escola EB23 dos Castanheiros (Caneças), quando apenas resta uma jornada para o final do Campeonato.

Na série B, equilibradíssima, venceu a Escola EB23 Gaspar Correia (na diferença de pontos marcados/sofridos), ascendendo desta forma à Série A (dos primeiros), no próximo encontro. A série C esteve em destaque a nossa equipa B que, vencendo todas as partidas disputadas, como afirmado acima, obteve o 1º lugar isolada e a consequente "subida" à série B. Finalmente, na série D, a Escola EB23 Gen. Humberto Delgado bateu toda a concorrência e regressa à série C, de onde havia "descido" no último encontro.

Ainda de referir a fantástica prestação das nossas Infantis A (Minis A) que, em substituição da equipa B da Escola EB23 de St.ª Iria da Azóia (não compareceu), apesar de 3 a 5 anos mais novas do que as suas adversárias, souberam "dar conta do recado" portando-se à altura dos acontecimentos e dando uma excelente réplica às suas opositoras.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Juvenis vencem jornada dupla

As nossas juvenis conseguiram este fim-de-semana reaproximar-se da qualificação para a Final Nacional ao bater, no sábado, uma das suas adversárias ao apuramento, o SC Arcozelo, por 3-1, exactamente o mesmo resultado da 1ª volta, em Arcozelo. Retirando o 1º set, mais desequilibrado (25-15), os restantes parciais foram bastante disputados, com a nossa formação a perder o 2º set (23-25) e regressando ao comando da partida no 3º set (25-22), para terminar em seguida o encontro, com um 4º set "tirado a ferros" (26-24), que permitiu alcançar uma vitória preciosíssima.

No domingo, foi a vez de visitarmos os nossos "velhos" conhecidos adversários do Clube Nacional de Ginástica, ainda com algumas aspirações, apesar da posição desconfortável que ocupavam na classificação. A nossa equipa soube controlar as incidências da partida e o cansaço resultante da jornada dupla com um jogo desgastante na véspera e levou a melhor, batendo as suas adversárias pela margem máxima (3-0), resultado importante para as contas finais, no dia 28 de Maio.

Agora, em duas frentes: Final Nacional do Desporto Escolar a disputar nos dias 20, 21 e 22 de Maio (próximo FDS) e jogo no domingo, dia 22 às 15h, contra outra das adversárias directas (Sp. Espinho) ao apuramento para a Final Nacional da FPV, temos pela frente um Fim-de-Semana "em cheio", com emoções fortes só ao alcance de quem tem "garra", disciplina e vontade suficientes para VENCER!!!

Infantis vencem em Santiago

No sábado passado, as nossas Infantis (e minis!) deslocaram-se a Santiago do Cacém para defrontar a formação local do Juventude Atlético Clube. Viagem longa desgastante, principalmente pelo calor que se fazia sentir, quer no caminho, quer durante o próprio jogo... Resultado final: 3-0 para as nossas meninas que, não obstante, não fizeram uma grande exibição, mostrando-se desconcentradas, nervosas e displicentes, não destoando assim, do nível do jogo e da arbitragem... Valeu o resultado e a experiência!

Iniciadas vencem, mas... só com 7!

A nossa equipa de Iniciadas venceu o 1º jogo no Torneio de Encerramento, batendo por 3-0 a formação do CR Piedense com facilidade, apesar de alinhar com 5 jogadoras que começaram a jogar apenas esta época. Entretanto, infelizmente, de nada serviu a prestação superior, dado que a ausência de várias atletas determinou a derrota "administrativa", uma vez que a equipa só pôde contar com 7 atletas...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Juvenis regressam às vitórias no Nacional

No passado fim-de-semana, a nossa equipa de juvenis deslocou-se até às Caldas da Rainha, para defrontar o Sporting local, que segue no 3º lugar da classificação e que havia vencido em Alverca por um surpreendente 3-0, causando a primeira "tormenta" da época às nossas atletas... 

A equipa, talvez moralizada pela conquista do título Regional no Desporto Escolar e consequente apuramento para a Final Nacional, teve um desempenho totalmente diferente, conseguindo, apesar de uma arbitragem absolutamente "adversa", voltar às boas exibições e aos resultados positivos a que nos habituaram, quer nos jogos frente a esta formação (com quem nunca haviam perdido anteriormente a esta época), quer nas competições em que participam. Vitória por 3-2, com os seguintes parciais: 25-21, 23-25, 25-8, 15-25 e 17-15

Faltam agora 4 jogos, todos eles decisivos, com a próxima jornada a ser crucial, uma vez que nos opõe a um adversário (SC Arcozelo) que poderá ficar a apenas alguns sets de distância, caso a nossa equipa vença ambos os jogos da jornada dupla deste próximo FDS.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desporto Escolar: Juvenis Bi-Campeãs Regionais

No passado sábado, dia 30 de Abril, a nossa equipa de Juvenis sagrou-se, bi-campeã Regional de Voleibol da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), vencendo todas as partidas realizadas, incluindo as da Fase Final, onde bateram as suas adversárias do Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha) e Colégio Sagrado Coração de Maria (Lisboa) pela margem máxima (3:0).

Assim, pelo 2º ano consecutivo, marcarão presença na Final Nacional a disputar em S. João da Madeira, nos próximos dias 20, 21 e 22 de Maio, onde tentarão melhorar a classificação do ano transacto, em que se sagraram Vice-Campeãs Nacionais, perdendo então na Final por 1:3, com o Colégio Calvão.

Força, meninas, não se esqueçam que será a vossa última participação numa Final Nacional do Desporto Escolar... Aproveitem-na bem!

Minis invictas... na Série C!!!

Continuam imparáveis as nossas Minis A, no Circuito Regional de Minivolei "Professor Ant.º Martins". No passado sábado, dia 30 de Abril, voltaram a vencer, com grande vantagem, todas as suas adversárias, sendo o jogo mais emotivo e desgastante, aquele que colocou frente a frente as nossas equipas A e B.

Infelizmente a competição este ano, não está competitiva, uma vez que após 5 Torneios a vencer todas as partidas disputadas (já são mais de vinte!!!), a nossa equipa ainda não saiu da Série C, uma vez que, não havendo cruzamento de séries e havendo diferenciação pontual em ordem decrescente, da Série A (primeiros classificados) para a Série C ou D (conforme n.º de equipas participantes), as nossas equipas, que começaram a competir apenas no 4º encontro, NUNCA terão a possibilidade de alcançar a Série A (nem a B), onde claramente estariam, caso a competição fosse entre todas as equipas em prova. 

Para quem entende de Voleibol (e mesmo para os menos entendidos!) é bastante clara a superioridade técnica das nossas equipas relativamente a várias formações a disputar as séries teoricamente mais avançadas, no entanto, o modelo competitivo actualmente utilizado pela Associação de Voleibol de Lisboa, não privilegia o equilíbrio competitivo entre as equipas participantes, permitindo resultados que em nada favorecem a motivação das crianças pela prática da modalidade, uma vez que ninguém gosta de perder por 57-8 e nem quem vence vários jogos por margens idênticas, sente prazer na competição... já para não falar nos aspectos de ordem técnico-táctica, que ficam completamente excluídos, uma vez que a sustentação de bola, nestes casos, é absurdamente diminuta! 

Urge modificar este modelo que, na nossa opinião, não serve os interesses formativos das nossas crianças, por isso, mais uma vez solicitamos aos responsáveis que desçam ao terreno de jogo e tomem contacto com o que se passa nos campos,  para "sentirem o pulso" à qualidade da competição que estão a gerir e inclusivé para se aperceberem de pormenores que, do palco, lhes escapam, como por exemplo, a ausência de árbitros, marcadores de pontos e boletins de jogo em determinados campos, que não tiveram a mínima orientação durante todo o evento... e sem pré-aviso, o que é mais grave!!! (jogos houve que começaram apenas na 2ª parte, porque ninguém se apercebeu do início, não havendo árbitro ou uma placa de marcação de pontos). Mais estranho ainda é a alteração do sistema de pontuação a meio de uma competição (ou no seu "quase" final), que demonstra bem o quão aleatório e desgovernado se encontra este "parente pobre" do Voleibol de Formação, que dá pelo nome de Minivoleibol, a Sul do Mondego...

"É de pequenino que se torce o pepino", já diz o ditado, e se a formalidade e seriedade com que se encara a Formação de Base não for o "motor de arranque" para um crescimento da modalidade na região (e não estamos a falar apenas em número de praticantes), logo veremos comprometido todo o processo formativo, que culmina com o status actual, ou seja, o esmagador domínio das equipas do Norte, bem patente pela análise das equipas apuradas, ano após ano, para as Fases Finais dos diversos escalões...

Às nossas meninas, resta-nos dar-lhes os parabéns pelo trabalho desenvolvido, pelo empenho demonstrado e pela fantástica evolução que os 4 treinos semanais, logo no arranque da sua formação (recordo que são Minis A), lhes permitiram. Para continuarem a evoluir COM A COMPETIÇÃO, só nos resta uma alternativa: dar um passo maior e avançar para o nível seguinte, competindo no escalão superior (4x4). 

Arregacemos as mangas e... AO TRABALHO!!!