domingo, 30 de janeiro de 2011

Iniciadas batem Lusófona no seu reduto!

Fim-de Semana absolutamente FANTÁSTICO!!! Depois das Minis, que se estrearam no Circuito Regional com vitórias sucessivas e das Juvenis que venceram pela 4ª semana consecutiva, era a vez das nossas Iniciadas entrarem em cena, depois da vitória moralizadora da semana passada. No entanto a tarefa afigurava-se bastante complicada, ou não se tratasse do reencontro com as Campeãs Regionais jogando no seu próprio terreno.

 O encontro começou equilibrado e até aos 11-11 seria difícil de prever quem venceria o 1º parcial, no entanto, um serviço longo e forte das adversárias, colocou por terra as nossas ambições e resistência iniciais, num set que perdemos por 17-25.

O 2º parcial teve o mesmo rumo do seu predecessor, no entanto o desequilíbrio deu-se no sentido contrário e, surpresa para muitos, as nossas meninas venceram o set, igualando a contenda.
Em seguida, visto que as 3 jogadoras mais experientes da equipa já tinham jogado 2 set's consecutivos, restavam 2 opções: equilibrar a formação ou fazer "rodar" as atletas com menos tempo de jogo, reservando e fazendo descansar o grupo tecnicamente mais evoluído para os 2 derradeiros set's. Esta foi a opção escolhida e, frente ao grupo teoricamente mais forte da Lusófona, a excelente réplica dada pela nossa formação foi uma agradável surpresa, chegando aos 17 pontos.

O 4º set era crucial para as nossas aspirações e cedo a nossa equipa, no máximo da sua força, deu mostras de estar ali para discutir o resultado, levando paulatinamente o marcador para números confortáveis que atingiram a sua expressão máxima aos 22:13. Inexplicavelmente as nossas meninas deixaram-se levar pela ansiedade e, a escassos 3 pontos de levar o jogo para a "negra", bloquearam e viram as adversárias aproximarem-se perigosamente até aos 22-16, depois aos 23-20 e, finalmente aos 24-23, maioritariamente com erros de recepção. Felizmente fomos capazes de fechar o set a 25-23, com um grande suspiro de alívio...

Finalmente, o 5º set foi encarado com grande determinação pelas nossas atletas que, com paciência, conseguiram atingir uma vantagem de 5 pontos (7-2), mudando de campo com o resultado em 8-4. Daí em diante, foi apenas gerir a vantagem jogada a jogada, não errando serviços ou cometendo erros não provocados, até à vitória final por 15-9.

Para todos aqueles que testemunharam esta grande vitória, ficou a sensação de que a equipa está a evoluir imenso e, esperamos que esta seja um factor de motivação acrescida para o trabalho que nos aguarda daqui em diante. PARABÉNS MENINAS!!!

Juvenis vencem em Gondomar

A nossa equipa de Juvenis voltou hoje ao Norte para defrontar a Ala Nun'Alvares de Gondomar, num jogo entre 2 equipas ainda invictas na prova. As nossas adversárias haviam vencido o Vitória em Guimarães (3-0), as Oficinas em Lisboa (3-1) e, na última semana, o Ginásio de St.º Tirso, em casa  (3-2). 
Foi um jogo bem disputado onde a nossa equipa demonstrou estar de regresso às boas exibições, batendo a equipa da casa por uns esclarecedores 3-0 (25:20 | 25:18 | 25:22), trazendo mais uma vitória para Alverca, que começa a amealhar os pontos tão necessários para a obtenção dos nossos objectivos, entretanto, ainda  a "Procissão vai no Adro" e há muito trabalho pela frente, seguindo-se as nossas "velhas conhecidas" do SC Braga, no próximo dia 6 de Fevereiro, na ES Gago Coutinho, pelas 15h. Traga o seu cachecol e Venha Apoiar!!!

Outros resultados: St.º Tirso - 3:0 - Sagrado | CNG - 1:3 - Braga | Lusófona - 1:3 - Caldas | Castêlo Maia - 3:0 - Universal | Arcozelo - 3:2 - Sagrado | Oficinas - 1:3 - Vitória | Académica - 0:3 - Arcozelo | Vilacondense - 2:3 - Espinho

Classificação:
1º - SC Arcozelo  - 5 Jogos |  9 Pts | 4V/1D | Sets: 13/7
2º - Castêlo Maia - 4 Jogos |  8 Pts | 4V/0D | Sets: 12/2
3º - Alverca Volei - 4 Jogos |  8 Pts | 4V/0D | Sets: 12/3   
4º - Sp. C Caldas  - 4 Jogos |  8 Pts | 4V/0D | Sets: 12/4 
5º - GC St.º Tirso - 5 Jogos |  8 Pts | 3V/2D | Sets: 12/7 
(...)    
 

sábado, 29 de janeiro de 2011

Minis estreiam-se só com vitórias

Hoje foi dia de gala para a nossa recém-formada equipa de Minivolei que teve a sua estreia no 4º Torneio do Circuito Regional de Minivoleibol "Prof. António Martins", realizado no Pavilhão do Externato Marista de Lisboa. 
A nossa equipa jogou finalmente no seu escalão (Minis A - 2x2) e, na série C, deu excelente conta de si, contando por vitórias todos os jogos realizados (5 partidas). Como é habitual, as nossas meninas evoluíram imenso e terminaram o torneio com uma capacidade defensiva, ofensiva e de leitura do jogo, muitos "furos" acima do nível que haviam atingido em treino, numa demonstração clara de que a competição é o meio privilegiado para se obterem os saltos qualitativos que nos levam às grandes conquistas no futuro.
Assim, aqui ficam os parabéns às nossas 5 meninas que tão bem representaram as nossas "cores" hoje: "Romi", "Suzie", Sofia, "Melody" e Leonor.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Iniciadas regressam às vitórias

Após um jejum prolongado, as nossas Iniciadas tinham hoje a oportunidade de corrigir a derrota sofrida no Campeonato Regional, em Alverca, frente à AD D. Carlos I de Sintra. Com 2 jogadoras estreantes e 3 baixas na equipa, por motivos de saúde (ou falta dela...), o grupo iniciou a partida de forma algo displicente e desconcentrada, errando 4 serviços em 6 realizados, no entanto, conseguiu recompor-se a tempo de dar a volta por cima e vencer justamente o 1º parcial por 25-17.

No 2º set, a aposta foi em manter as 3 jogadoras mais experientes e tentar arrancar às adversárias a vantagem de 2 set's para, a seguir, poder dar minutos de jogo às jogadoras estreantes. E, de facto, o acerto no serviço foi nota dominante, levando o parcial para números bastante desequilibrados, 25-11.

Conforme previsto, a vitória no último set oferecia a possibilidade de "rodar" todo o grupo e o 3º set marcou a estreia de 2 novas jogadoras, a Sara e a Alice, que deram boa conta do recado, apesar do nervosismo natural. Apesar da boa prestação, o set foi perdido, naturalmente, face à superioridade técnica e em experiência das adversárias, neste set... 12-25 foi o resultado.

No 4º set, também conforme previsto, a nossa equipa entrou na máxima força, sabendo que tinha agora tudo para segurar a vitória no jogo. A equipa arrancou para uma boa exibição, alcançando uma vantagem de 5 pontos (7-2) e, depois, de 7 pontos (17-10). O que se seguiu foi uma prestação muito consiste ao nível do serviço, por parte das nossas atletas, que garantiu o resultado final de 25-12 no set, de 3-1 no jogo e a certeza de que o 1º encontro com esta equipa, no Regional, deveria ter tido um desfecho diferente!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Juvenis vencem de novo

Depois da deslocação ao Norte, seguiu-se uma partida mais caseira, frente ao Colégio Sagrado Coração de Maria, de Lisboa e depois de um arranque bastante forte, determinando uma vitória folgada no 1º set (25-8), a nossa equipa sentiu algumas dificuldades, rodando a equipa, para vencer o 2º set, terminando o mesmo com 26-24. 
O 3º parcial trouxe um Sagrado mais determinado e um Alverca algo desconcentrado (ainda que continuando a "rodar" a equipa), o que levou a que as nossas adversárias tomassem a dianteira, mantendo-se na frente até aos 19-15, altura em que um serviço consistente da nossa equipa colocou imensas dificuldades às meninas de Lisboa que, com uma série de erros sucessivos de recepção, levaram o set e o jogo para o seu resultado final, 3-0 e 25-20 no último parcial.

Outros resultados: Ala - 3:2 - St.º Tirso | Braga - 3:0 - Universal | Caldas - 3:1 - Espinho  | CNG - 3:0 - Académica | Castêlo Maia - 3:2 - Vilacondense | Vitória - 1:3 - Arcozelo | Lusófona - 1:3 - Oficinas 

"Xira-Escolar VB'11" enche Gago Coutinho

O "Xira-Escolar" Voleibol 2011 teve hoje o seu 1º encontro de Iniciadas e contou com a participação de 12 escolas dos concelhos de Vila Franca de Xira, Loures e Odivelas, 18 equipas e cerca de 120 alunas que deram um colorido especial ao Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Gago Coutinho, numa manhã cheia de ritmo, boa disposição e muito voleibol...

O evento começou pelas 9:00, com a chegada das equipas, e os jogos decorreram entre as 9:45h e as 13:15h, num total de 45 partidas disputadas em 3,5 horas de competição.

No final as nossas equipas, deram boa conta de si, com a participação especial da "Suzie", "Romi", "Melody" e Leonor, 4 alunas do escalão A de Minivolei (2000 e 2001), que tiveram hoje o seu baptismo competitivo e logo num escalão superior... Muitos parabéns, meninas! Para completar, a nossa equipa A venceu o torneio, numa final bastante disputada, com a equipa A da Escola EB23 dos Castanheiros - Caneças e que terminou com a vantagem mínima, aos 29-27. 

Os 3º e 4º lugares também foram atribuídos após disputa intensa, com a partida a terminar empatada e a ter de ser definida "às vantagens", com a equipa A da Escola EB23 Aristides de Sousa Mendes a vencer a sua congénere da EB23 St.ª Iria da Azóia por 41-39.

De facto, o equilíbrio competitivo foi nota dominante na Fase Final do encontro, com 5 dos 9 jogos de classificação final a terminarem com a diferença mínima! Incluindo o jogo de 5º e 6º lugares, disputado entre a equipa A da EB23 Gaspar Correia (Portela) e EB23 Braancamp Freire (Pontinha), vencido por esta última, por 30-28.

Classificação Final:
1º - ERD "Alverca Volei" A
2º - EB23 Castanheiros A
3º - EB23 Aristides S. Mendes A
4º - EB23 St.ª Iria da Azóia A
5º - ES Braancamp Freire
6º - EB23 Gaspar Correia A
7º - EB23 António Gedeão
8º - ES Ant.º Carvalho Figueiredo
9º - EB23 Mário Sá Carneiro
10º - EB23 Forte da Casa
11º - EB23 Gen. Humberto Delgado
12º - EB23 Gaspar Correia B
13º - EB23 Castanheiros B
14º - EB23 St.ª Iria da Azóia B
15º -EB23 Aristides S. Mendes B
16º - ERD "Alverca Volei" B
17º - EB23 Luís Sttau Monteiro
18º - EB23 Castanheiros C

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Juvenis vencem Colégio Universal

As nossas Juvenis jogaram, no sábado passado, o 2º jogo da 2ª Fase do Campeonato Nacional e visitaram a equipa do G.C. Universal (Campeãs Nacionais no escalão de infantis, há 3 anos), tendo arrancado uma vitória difícil, num terreno habitualmente complicado.

As anfitriãs começaram melhor, conquistando uma vantagem de 2 set's (ambos a 25:19), no entanto, a nossa formação soube reagir, invertendo o rumo dos acontecimentos, primeiramente empatando a partida (15:25 e 19:25) e depois batendo por 3:2 as suas adversárias, com 11:15 na "negra".

O CD Alverca Volei soma assim a 2ª vitória em outros tantos jogos e direcciona agora as suas baterias para o próximo confronto, frente ao C. Sagrado Coração de Maria, no próximo dia 22, pelas 15h na ES Gago Coutinho em Alverca.

Outros resultados conhecidos: OSJ - 1:3 - Ala | Espinho - 3:0 - Braga | Arcozelo - 1:3 -  Caldas | St.º Tirso - 3:0 - CNG | Vilacondense - 3:0 - Lusófona | Académica - 0:3 - Castêlo Maia | Sagrado - 0:3 - Vitória

sábado, 15 de janeiro de 2011

Iniciadas perdem em casa

Não sendo novidade as dificuldades que esta equipa, demasiado jovem e inexperiente, atravessará nesta série dos primeiros, a derrota sofrida hoje, frente às Oficinas  S. José, não pode deixar de causar um sentimento de desilusão. A verdade é que as adversárias não apresentaram argumentos tão esclarecedores quanto os números de uma derrota por 0:3 possam transparecer... Com isto não se pretende desvalorizar a equipa vencedora ou colocar em causa a justiça do resultado, no entanto, a falta de atitude competitiva da nossa equipa deitou a perder todas as possibilidades de vitória. E se ela era possível!... 

O início da partida, enquanto a desconcentração não se instalou definitivamente, foi completamente esclarecedor, deixando antever um resultado bastante auspicioso. Chegámos, com naturalidade aos 7-1, em jogo corrido e não apenas com serviços, como é habitual nos níveis mais baixos deste escalão. Entretanto, como já vem sendo habitual, duas ou três acções técnicas mal executadas, trazem consigo a intranquilidade e, não havendo atitude competitiva absolutamente nenhuma, a equipa torna-se incapaz de "sacudir" o desaire, afundando-se até ao nível da mediocridade, fazendo uma exibição constrangedora, nem mesmo sendo capaz de receber os serviços "por baixo" que as adversárias maioritariamente utilizaram.

Nestas circunstâncias, não é de admirar um aumento de confiança da equipa adversária que, sem grande dificuldade faz pontos sem necessidade de forçar ou arriscar muito, uma vez que o erro não provocado passa a ser uma constante na nossa equipa. Desta forma, sem chama, sem vontade e sem competitividade, não é possível ultrapassar as dificuldades naturais, fruto da falta de bases técnicas sólidas que o grupo evidencia.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Estreia no Inter-Regional

A nossa equipa de Iniciadas começou hoje a 1ª Fase do Campeonato Inter-Regional, na série dos primeiros, tendo-se deslocado a Oeiras para defrontar a formação local do CV Oeiras, acabando por sair derrotada por 3:0, apesar do equilíbrio competitivo durante grande parte do 1º set e do domínio no 2º parcial, onde esteve na dianteira até aos 22 pontos e onde chegou a ter uma vantagem de 8 pontos, que não soube gerir, permitindo, com erros sucessivos, a aproximação das adversárias que aproveitaram a "benesse" para fazer o 2:0. 

O 3º set resumiu-se a um período curto de resistência inicial, após um mau começo, a que se seguiram largos minutos de desconcentração, permitindo que a superioridade técnica das adversárias neste set, se tornasse ainda mais notória.

No final, fica um resultado que, apesar de justo, podia ter sido diferente, caso já houvesse uma capacidade de concentração superior do grupo, que continua a passar por momentos de descontrolo sem motivo aparente e quando nada o fazia prever...