domingo, 27 de novembro de 2011

Iniciadas perdem em Cascais

Na manhã de sábado, dia 26 de Novembro, as nossas Iniciadas, finalmente com a equipa já completa (após a inscrição das duas minis - Romy e Suzie - que aguardavam a conclusão do processo da dupla subida de escalão), jogaram com o GDS Cascais. Realizaram uma exibição muito fraca, com níveis de desconcentração inadmissíveis, o que lhes valeu uma derrota pesada por 3:0.

Tempo agora para reflectir e preparar a equipa para o Inter-Regional, que começará apenas em Janeiro, criando-se um interregno de competições de 6 semanas, o que nos parece extremamente lesivo para a evolução que se pretende que uma equipa de formação obtenha... Enfim, esta é a nossa realidade!

domingo, 20 de novembro de 2011

Juniores: vitória fria...

Ontem, pelas 16h30, disputou-se a 4ª jornada para a nossa equipa júnior que enfrentou a desconhecida equipa do ND Pombal, que se veio a revelar um grupo manifestamente não preparado para se encontrar a disputar um Campeonato Nacional de Juniores. O resultado não será, portanto, de espantar, a não ser o facto de a nossa equipa, visivelmente desmotivada para jogar uma partida tão lamentavelmente desequilibrada, se ter comportado de forma displicente, observando-se situações de jogo com transições feitas a passo, facto que deu uma imagem  ainda mais degradante de um espectáculo já por si tão pobre...

A história deste jogo resume-se aos serviços sucessivos da nossa equipa e aos 11 erros não provocados cometidos pelas nossas atletas no decorrer da partida, 8 dos quais no 1º set e os restantes 3 no último, o que significa que no 2º parcial o jogo se quedou pela sucessão dos nossos 25 serviços sem resposta por parte da frágil formação Pombalense que, na minha opinião, não reúne condições para jogar na variante de 6x6 . Fica assim contada a história de uma partida de nível lamentável e pouco condizente com aquilo que se espera de uma competição nacional em que vencedores e vencidos deviam sair de uma partida com algo de positivo a acrescentar à "bagagem" de experiências que levam ao crescimento das atletas.

Juvenis regressam às vitórias

Depois de na semana passada ter sofrido a 1ª derrota da época, por 2:3, na casa das nossas adversárias directas na disputa pelo 1º lugar na série D, as nossas juvenis regressaram ontem às vitórias pela margem máxima (3:0), desta vez, frente à formação do CAIC (Colégio Apostólico da Imaculada Conceição) de Cernache.
Com uma formação diferente daquela que tem ultimamente alinhado de início, a equipa acabou por controlar bem a partida, vencendo os 2 primeiros sets sem grandes sobressaltos. No 3º set e já com a formação mais habitual deste arranque de época a alinhar de início, a equipa sentiu dificuldades inesperadas para "fugir" no marcador, acabando por complicar a situação e correndo o sério risco de perder o set, o que significaria falhar o objectivo principal para a partida. Entretanto, já nas "vantagens" e após vários erros não provocados, pedidos de "tempos mortos" e substituições, as nossas juvenis lá conseguiram manter as aspirações e vencer o jogo por 3:0, com um desnecessário 29-27 no derradeiro parcial.

sábado, 19 de novembro de 2011

Juniores: C. Nacional - 1ª Fase

Nesta 1ª Fase do Campeonato Nacional, de Escalonamento das Equipas, "observando o princípio de PROXIMIDADE GEOGRÁFICA" (citando o Regulamento da FPV para os Escalões de Formação), a nossa equipa júnior encontra-se a disputar a série E, com as suas «VIZINHAS» do ND Pombal (150 Km), CAIC Cernache (175 Km), Ass. Académica de Coimbra (185 Km), Lousã VC (200 Km) e CV Tocha (205 Km).
Bem feitas as contas, nesta 1ª Fase, o critério de proximidade Geográfica da FPV valeu-nos, logo à partida, 1830 Km em deslocações... Tudo se torna mais bizarro quando se constata que este critério é tão arbitrário que, na época anterior, esta mesma equipa disputou precisamente esta fase, a sul, com equipas da Cova da Piedade, Amora, Sesimbra, Alfarim e Santiago do Cacém. Qual é o critério? Afinal de contas defina-se de uma vez por todas de onde nós somos!!! Margem sul, Alentejo, Coimbra ou de onde convém??? Para quem não sabe, Alverca DO RIBATEJO (não a da Beira, note-se!) fica junto às portagens da A1 antes de Lisboa,  cerca de 15 Km a norte da capital...

Posto isto, em termos desportivos, a nossa equipa venceu as 3 partidas disputadas até ao momento, com um 3:1 frente ao CV Tocha, num jogo que não nos correu de feição em termos exibicionais mas que valeu pelos 3 pontos conquistados na casa das adversárias, e dois 3:0, o primeiro na Lousã, frente à formação local, em jornada antecipada, e o segundo em casa, frente à Académica de Coimbra. Ambas as partidas com melhores prestações técnicas do que o da primeira jornada, embora ainda longe daquilo todos sabemos que esta equipa pode apresentar. Esperamos, pois, ver nos próximos jogos exibições mais condizentes com o real valor da nossa equipa mais crescida!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Juvenis: 1ª Fase do Nacional

Realizadas as 3 primeiras jornadas, a nossa nova equipa de Juvenis, composta por mais de metade de atletas Cadetes, vem vindo a crescer a nível técnico-táctico, numa fase importante de conhecimento interpessoal, bem como de incorporação de conceitos estruturais novos, que necessita de algum tempo de amadurecimento.
A nível de resultados, começámos com duas vitórias pela margem máxima (3:0) sobre a Esc. Filipa de Lencastre (ainda com muitos sobressaltos) e sobre a Académica de Coimbra (já com melhor entrosamento entre as atletas). 
Cumprido o objectivo traçado de chegar à 3ª jornada sem ceder qualquer ponto nem sets, no passado fim de semana deslocámos-nos para aquele que, pelo menos teoricamente, seria o jogo mais complicado desta fase, frente à mais experiente formação do Sagrado Coração de Maria. 
O jogo começou por correr-nos de feição, com a nossa equipa a vencer o 1º set com um serviço forte e consistente que "desarmou" a construção do ataque das adversárias, permitindo-nos controlar sempre a iniciativa ofensiva no parcial. 
No 2º set, as meninas da casa reagiram, como seria de esperar, e venceram o parcial, empatando a partida. De regresso ao jogo, as Alverquenses voltaram ao domínio no jogo, construindo mesmo uma vantagem tranquilizadora que viriam a perder com largos períodos de desconcentração na recepção, o que lhes valeu a necessidade de discutir o parcial nas vantagens, vencendo por 27-25 e garantindo já um ponto na deslocação ao terreno das nossas adversárias directas. 
Como se adivinhava pelos momentos de desconcentração evidenciados na parte final do 3º set, a nossa equipa vacilou bastante no parcial seguinte, não sendo capaz de, em side-out, receber o serviço adversário de modo a organizar eficazmente o seu ataque, o que facilitou a tarefa da equipa da casa que, com a prevalência de "bolas mortas" provenientes do nosso ataque, conseguiu fazer o seu jogo ofensivo preferencial por zona 3, solicitando sucessivamente a sua melhor atacante, que a nossa equipa não foi capaz de travar. Assim, o 4º set foi vencido de forma clara pelas nossas adversárias, que entraram na "negra" altamente motivadas. 
No último parcial, a nossa equipa teve a oportunidade de voltar à dianteira ao reagir bem ao melhor começo das Lisboetas, mas a falta de experiência e "sangue frio" no ataque, numa altura crucial da partida, deu a oportunidade à equipa da casa de voltar ao domínio da iniciativa de ataque, com as nossas meninas novamente a caírem em erros de recepção sucessivos que inviabilizaram a neutralização do melhor ataque da central adversária. No final, averbámos a 1ª derrota da época, mas alcançámos o 2º objectivo de trazer um ponto para Alverca.
Iremos agora trabalhar para corrigir os erros detectados e preparar-nos para nos próximos jogos não sofrermos sets desnecessariamente e na 2ª volta, em nossa casa e com a equipa completa, podermos inverter as posições.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Iniciadas: Campeonato Regional 11-12

Para a nossa recém-formada equipa de Iniciadas, o Regional 2011/12 tem sido (e continuará a ser) um terreno fértil de crescimento competitivo. Com apenas 3 atletas "repetentes" nestas andanças, tudo é novidade para esta equipa que, não obstante os resultados menos positivos, apresenta um potencial de desenvolvimento enorme, não só pela média de alturas, como também pela sua capacidade de aprendizagem técnica, pelo seu empenho e disponibilidade para absorver novas informações e também pela sua média de idades, integrando atletas Infantis e Minis no seu grupo.

A 1ª Fase do Campeonato Regional foi disputada na série B, onde foram obtidos os seguintes resultados:

1ª Jornada - 23.10.2011 - Oeiras
09h30 - CV Oeiras - 3:0 - CDAV
11h00 - CDAV - 1:3 - PE Lobato

2ª Jornada - 06.11.2011 - Amora
09h30 - Lusófona - 3:0 - CDAV*       (*equipa incompleta)
11h00 - CDAV* - 1:3 - Of. S. José    (*equipa incompleta)



3ª Jornada - 13.11.2011 - Col. Salesiano Lisboa
09h30 - Filipa Lencastre - 3:1 - CDAV*  (*equipa incompleta)
11h00 - CDAV* - 3:1 - CF Belenenses   (*equipa incompleta)