segunda-feira, 28 de março de 2011

"Xira-Escolar VB'11" - Iniciadas

Realizou-se, no sábado passado, mais uma edição do nosso torneio escolar de Iniciados Femininos, desta vez já em sistema de "escada", com as equipas dispostas por níveis de evolução, o que permitiu uma competição mais equilibrada. A comprovar este facto fica o registo de 7 partidas a terminar com a diferença mínima (2 pontos), deixando clara a tónica do equilíbrio competitivo.

Estiveram presentes 20 equipas, oriundas de 12 escolas, perfazendo um total de mais de 120 alunas, que emprestaram ao pavilhão da Escola Secundária Gago Coutinho, todo o seu "colorido" e alegria.

No final, mais uma vitória da equipa da casa, a Escola de Referência Desportiva "Alverca Volei" (ES Gago Coutinho) que, na série A (primeiros 5 classificados), somou 4 vitórias em outros tantos jogos. Em 2º lugar, manteve-se a equipa A da Escola EB23 dos Castanheiros (Caneças) e em 3º lugar ficou a ES Braancamp Freire (Pontinha). De referir ainda que os 3º, 4º - EB23 Aristides Sousa Mendes (A) e 5º - EB23 St.ª Iria (A), terminaram a prova empatados com 5 pontos, pelo que o desempate teve de ser feito pela contabilização e diferença do total de pontos marcados e sofridos, o que ditou, desta forma, a classificação final da Série A e a consequente "descida" da 5ª classificada para a Série B, no próximo encontro a 21 de Maio.

Na Série B (6º-10º), a equipa vencedora foi também encontrada através de desempate pela diferença de pontos marcados e sofridos, entre as equipas EB23 Ant.º Gedeão (A), EB23 Gaspar Correia (A) e EB23 Mário Sá Carneiro. Venceu, neste capítulo, a EB23 Ant.º Gedeão (A) com uma diferença de apenas 5 pontos para a equipa da Gaspar Correia e, assim, ascende à Série A, por troca com a EB23 St.ª Iria (A), como vimos acima.

Na Série C (11º-15º), venceu a EB23 Castanheiros (B), que ganhou os 4 jogos, logo seguida da EB23 Gaspar Correia (B) com menos um ponto. Sobe, assim, para a Série B, trocando com a EB23 Forte da Casa que, não apresentando o número mínimo de 6 alunas, obteve derrota administrativa em todas as partidas, na Série B.

Finalmente, na Série D  (16º-20º), a vencedora foi a equipa B da ERD "Alverca Volei", da ES Gago Coutinho, que bateu toda a concorrência, ascendendo, desta forma, à Série C, por troca com a EB23 Gen. Humberto Delgado que, à semelhança daquilo que aconteceu com a EB23 Forte da Casa, apresentou equipa incompleta.

domingo, 27 de março de 2011

Juvenis: vitória caseira sobre Académica

Mais uma vitória com sabor a pouco... A nossa equipa entrou desconcentrada e permitiu a cedência da mais um set, ontem, em casa, frente à Académica de Coimbra, começando por perder o set de abertura, por 22-25, complicando ainda mais as contas no que respeita ao quociente de sets.

Nos sets seguintes, regressando mais concentrado, o grupo inverteu a tendência inicial, vencendo os restantes sets, 25-12, 25-22 e 25-17, até ao 3-1 final, com que se concluiu a partida. Esperemos que estes momentos de "descontrolo" não venham a revelar-se demasiado penalizadores quando chegarmos à altura de fazer as contas do apuramento, que para já, se começam a adivinhar bastante complicadas, com tantas equipas a competir por apenas 6 vagas...

domingo, 20 de março de 2011

Juvenis: Nova vitória sobre GC Universal

Mais uma vitória e também mais um set cedido, numa competição onde se adivinha que o quociente de set's venha a ter uma importância decisiva... 

O jogo foi incaracterístico, com períodos de desconcentração de parte a parte, muitos erros, principalmente no serviço e ataque. Nos 2 primeiros set's o equilíbrio foi nota dominante, acabando sempre por terminar favoravelmente para as nossas atletas 25-22 e 27-25. O 3º set foi, mais uma vez, desastroso para a equipa da casa, que se apresentou desconcentrada e displicente, não sendo capaz de contrariar a iniciativa das nortenhas. Depois de se ver a perder por 10 pontos de diferença (9-19), ainda recuperou (17-21), dando ideia de que estava de regresso à discussão do parcial, no entanto, nova fase de instabilidade Alverquense, ditou a cedência do set. Finalmente, no 4º set, a nossa formação esteve sempre consistente, com um serviço agressivo, condicionou as opções de ataque adversário e conseguiu uma vitória fácil, por números esclarecedores (25-14).
 

sábado, 19 de março de 2011

Minivolei em GRANDE!

Decorreu hoje o 7º encontro de Minivolei do Circuito Regional "Prof. Ant.º Martins" e na 4ª participação da nossa equipa daquele escalão, mais uma vez, constatou-se a força da nossa formação que,  apenas em 4 meses de trabalho, conseguiu construir mais um grupo que se encontra, indubitavelmente, entre os melhores (senão mesmo o melhor) de todos os que competem neste Circuito Regional. 

Mais uma vez, a nossa equipa A venceu todas as partidas disputadas (ainda não conheceu a derrota, desde que começou a competir), com um sabor especial, ao vencer hoje, num jogo "electrizante" de emoção, com a formação do Colégio Marista de Carcavelos, a equipa mais forte que já enfrentámos até ao momento. Apesar das dificuldades, a nossa equipa demonstrou um grande espírito competitivo, "combatendo ferozmente" para impor a sua maior organização ofensiva  e convertendo-a nos pontos necessários para obter a vitória. Excelente a "GARRA", o EMPENHO, a CONCENTRAÇÃO e a DETERMINAÇÃO destas meninas que quando postas à prova, pela 1ª vez, muito seriamente, por uma formação extremamente forte, foram capazes de "bater o pé" e reclamar para si a vitória por 2 pontos de diferença (40-38).

Fantástica também a prestação das equipas B e C (pela 1ª vez levámos 3 equipas), que se bateram ao nível daquilo que são os pergaminhos  do seu jovem clube, jogando de forma organizada e intencional, vencendo as suas adversárias ou "vendendo cara a derrota", sempre com bom nível de jogo.

MUITOS PARABÉNS a todas pela evolução e crescimento técnico e não se esqueçam: No próximo encontro temos de estar ainda melhores e mais fortes... BOM TRABALHO!

Entretanto não esquecer que CONTINUAMOS EM CAPTAÇÃO de atletas para este grupo, por isso se és menina e nasceste entre 2001 e 1998, não percas mais tempo... JUNTA-TE A NÓS e vem ajudar-nos a formar mais uma equipa de CAMPEÃS...

Atletas convocadas: Suzie, Romi, Bia, "Melody", Gabi, Sofia, Ritinha e Leonor.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Iniciadas vencem na despedida do Nacional

No 3º encontro com a AD D. Carlos I, esta época, ficou mais uma vez clara a superioridade técnica da nossa equipa que, não obstante, havia perdido a 1ª partida, ainda no Campeonato Regional. Depois de, na 1ª Fase do Inter-Regional, termos vencido em Sintra por 3-1, voltámos a comprovar o diferencial, vencendo exactamente pelos mesmos números.

Os 1º e 2º sets foram disputados apenas até cerca dos 5 pontos, após o que as nossas atletas "fugiram" no marcador para vencer com margens confortáveis. No 3º set, a história foi diferente, com a formação Alverquense a deixar-se desconcentrar inexplicavelmente, perdendo pontos inacreditáveis, como serviços "por baixo" a cair directamente no solo ou impedindo o ataque eficaz da nossa equipa. Depois de alguns "ajustes" a equipa voltou à partida e, apesar de estar com uma desvantagem colossal (9-17), conseguiu igualar a 17-17, após o que regressou à apatia inicial, perdendo a oportunidade de terminar o Inter-Regional com um 3-0.

De volta à formação inicial, o 4º set tornou-se num autêntico "passeio", com a nossa equipa a bater as suas adversárias por números expressivos.

Seguem-se agora um conjunto de transformações neste grupo, que irão dar origem à preparação da época 2011/12, com a separação em 2 equipas: Iniciadas (futuras juvenis) e Infantis + Minis B (futura equipa de Iniciadas). Esta alteração terá reflexos também na estrutura de treinos e competitiva, uma vez que a participação no Torneio de Encerramento, será já conforme esta divisão de escalões.
 

domingo, 13 de março de 2011

Juvenis voltam a vencer após série "negra"

Após uma série demasiado penalizadora de resultados desfavoráveis, frente a adversários directos na "corrida" para a Fase Final (Caldas - 0:3 | Espinho - 0:3 | St.º Tirso - 2:3), com uma arbitragem altamente lesiva neste último encontro em St.º Tirso, finalmente a equipa regressou às vitórias, em casa, frente ao Vitória SC (Guimarães), por 3:1. O jogo foi marcado por um ascendente claro da nossa equipa, que controlou sempre os 2 set's iniciais, vencendo mesmo de forma bastante desequilibrada o 2º parcial.

O 3º set foi completamente diferente, uma vez que a nossa equipa optou por "rodar" as atletas menos utilizadas, opção pela qual pagou com a derrota no set. No 4º set, a equipa voltou "em força", no entanto, a atitude competitiva adversária, moralizada com a vitória no parcial anterior, foi bem mais difícil de ultrapassar e tornou-se necessário introduzir algumas alterações ao 6 inicial para finalmente se encontrar a "combinação vencedora".